Acender Fogo no Shabbat


Êxodo 35:3 e Números 15:32-36.

 

“Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado”. (Êxodo 35:3 RA).

 

“Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado.  Os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação.  Meteram-no em guarda, porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer.  Então, disse o SENHOR a Moisés: Tal homem será morto; toda a congregação o apedrejará fora do arraial.  Levou-o, pois, toda a congregação para fora do arraial, e o apedrejaram; e ele morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés”. (Números 15:32-36 RA).

 

Estas Leis existentes acerca do Sábado, aparentemente excessivas, eram dadas deste modo sabe porque? “As Leis são dadas de acordo  com a consciência moral das pessoas”. Naquela época, eles tinham uma mentalidade diferente. Acender fogo no Sábado, maldizer os pais era punido com a morte. Em Êxodo 21:17 era ordenado: “quem maldizer seu pai ou sua mãe será morto”. Será que o fato de ser ordenado matar quem maldissesse  seus pais seria uma desculpa  para não guardarmos o mandamento que diz Honra teu pai e tua mãe? Claro que não, pois eles merecem todo nosso amor e respeito.

 

Vemos então que não é porque a profanação do Sábado era punida com a morte que iremos abolir o mandamento de D’us, que é eterno (Salmo 119:152), assim como não podemos tirar do decálogo o mandamento “honra teu pai e tua mãe”(Êxodo 20:12) pelo fato deste também ser punido na época com a morte. Estas punições estabelecidas por Moisés eram para “mostrar a importância” da Lei. 

 

Ascender fogo no dia de sábado.

 

Naquela época e nas condições de então ascender um fogo exigia considerável esforço.  O clima relativamente cálido da região do Sinai não se fazia necessário o aquecimento, e o fogo só houvera servido para cozinhar.  Posto que não era indispensável para a saúde comer alimentos quentes em tal clima, não se devia preparar comida quente no sábado, porém, este mandato é observado estritamente em lugares de clima frio.

Na atualidade, para muitos judeus em suas casas, durante o dia de sábado, esta ordem se aplica ao ato de acender luzes elétricas, pois existe uma faísca (fogo) no interruptor,  e não acendem a chama do fogão, embora, alguns usem um recurso moderno, um "timer" de acendimento automático do forno para aquecimento dos alimentos no Shabbat.

Sem dúvida, muitos judeus consideram que esta ordem era de caráter transitório, e ascendem luzes e fogo, inclusive em Israel.  Porém os judeus ortodoxos estritos não aqueçam de nenhuma forma o alimento no dia sábado.

 

Porque o homem que apanhou lenha no sábado foi morto?

 

“O pecado deste homem era claramente insolente, e o mesmo era uma ilustração da classe de pecado de que se fala em Números 15: 30…”.

33.

 

“Foi sua atitude desafiadora que provocou o severo castigo. Deliberadamente quebrantou o sábado”.

Anúncios