Mattityahu – Capítulos 1 e 2



Esta é a genealogia de Yeshua, o Messias, filho de David, filho de Avraham:

Avraham foi o pai de Yitz’chak,
Yitz’chak foi o pai de Ya’akov,
Ya’akov foi o pai de Y’hudah e seus irmãos…

‘Oved foi o pai de Yishai,
e Yishai foi o pai do rei David.
David foi o pai de Sh’lomoh (cuja mãe tinha sido mulhr de Uriyah).
Sh’lomoh foi o pai de Rechav’am…

Mattan foi o pai de Ya’akov,
e Ya’akov foi o pai de Yosef,marido de Miryam,
da qual nasceu Yeshua, chamado o Messias.

Dessa forma, houve catorze gerações de Avraham a David,
catorze gerações de David até o exílio babilônico
e catorze gerações do exílio babilônico até o Messias.

O nascimento de Yeshua, o Messias, foi assim: quando sua mãe, Miryan, estava comprometida com Yosef, antes que se casassem, ela se encontrou grávida pelo Ruach Hakodesh.
Yosef, seu futuro marido, era um homem que agia de forma correta; portanto ele planejou desfazer o noivado discretamente, em vez de expô-la á vergonha pública. Mas, enquanto pensava sobre isso, um anjo de Adonai lhe apareceu em um sonho e disse:

“Yosef, filho de David, não tenha medo de receber Miryan em sua casa como mulher, pois o que foi gerado nela precedo do Ruach Hakodesh. Ela dará a luz um filho, e você lhe chamará Yeshua (que significa ‘Adonais Salva’), porque ele salvará seu povo dos pecados dele.

Tudo isso aconteceu para cumpri o que Adonai disse por meio do profeta:

“A virgem conceberá e dará a luz um filho, e eles o chamarão ‘Immanu El’. (Yesha’yahu 7:14)

(O nome significa: “Deus está conosco”.)
Quando Yosef despertou, fez o que o anjo de Adonai lhe dissera – levou Miryam para sua casa como sua mulher, mas não teve relações sexuais com ela até o nascimento do filho, e o chamou Yeshua.

Depois de Yeshua ter nascido em Beit-Lechem, na terra de Y’hudah, durante o reinado de Herodes,magos vindos do oriente chegaram a Yerushalayim e perguntaram:

“Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos sua estrela no oriente e viemos adorá-lo”.

Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, como os demais habitantes de Yerushalayim. Ele reuniu todos os principais kohanim e os mestres da Torah e lhes perguntou:

Onde o Messias nascerá?

Em Beut-Lechem de Y’hudah. Responderam, “porque o profeta escreveu:

“E você, Beit-Lechem, da terra de Y’hudah,
de forma alguma é a menor entre as principais de Y’hudah;
porque de você procederá o Líder
que pastoreará Yisra’el, meu povo. (Mikhah 05:2)

Herodes chamou os magos para se encontrarem com ele em particular e lhes perguntou com exatidão sobre o aparecimento da estrela.
então ele os enviou a Beit-Lechem com estas instruções:

Procurem cuidadosamente pelo menino. Quando o encontrarem, avisem-me, para que eu também vá adorá-lo.
Depois de ouvirem o rei, eles foram embora; e a estrela que tinha visto no oriente foi adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. Quando observaram a estrela, encheram-se de alegria. Ao entrar na casa, viram o menino com Miryam, sua mãe, prostraram-se e o adoraram. Então abriram sua bagagem e o presentearam com ouro, incenso e mirra. Mas foram advertidos em um sonho para não voltarem a Herodes; por isso, retornaram a sua terra por outro caminho.

Depois que partiram, um anjo de Adonai apareceu a Yosef em um sonho e lhe disse:

“Levante-se, pregue o menino e sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu lhe diga para partir. Herodes procura pelo menino para matá-lo”

Então ele se levantou,pegou o menino e sua mãe, e partiu durante anoite para o Egito, onde permaneceu até Herodes morrer. Isso aconteceu para cumprir o que Adonai disse por meio do profeta:

“Do Egito, chamei meu filho”.( Hoshe’a 11:1)

Enquanto isso, quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou furioso e ordenou a morte de todos os meninos de Beit-Leichem e das cidades vizinhas com dois anos ou menos, segundo a contagem do tempo feita pelos magos.
Dessa forma, cumpriram-se as palavras ditas por meio do profeta Yirmeyahu:

“Uma voz foi ouvida em Ramah,
soluço e lamento intensos.
Era Rachel soluçando por seus filhos
e recusando-se a ser consolada,
porque eles não estão mais vivos.” (Yirmeyahu 31:15)

Depois da morte de Herodes, um anjo de Adonai apareceu em um sonho a Yosef, no Egito, e disse: “Levante-se, pegue o menino e sua mãe, e vá para Eretz-Yisra’el, pois os que procuravam matar o menino estão mortos.”
Então ele se levantou, pegou o menino e sua mãe, e foi para Eretz-Yisra’el. Entretanto, ao ouvir que Arquelau tinha sucedido seu pai, Herodes, como rei de Y’hudah, temeu ir para lá. Avisado em um sonho, dirigiu-se para a região da Galil e se estabeleceu em uma cidade chamada Natzeret,para cumprir o que foi dito pelos profetas: ele será chamado Natzarati.

Anúncios