Como guardar o Shabbat? “Sábado: um dia para as famílias” 1ª Parte


“…se você chamar o shabbat de delícia, o dia santo de Adonai… terá prazer em Adonai…” Yesha’yahu/Isaías 58:13 e 14

Neste mundo de correria frenética, no qual os pais, e, às vezes, as mães pouco veem os filhos durante a semana, Deus nos deu um presente especial – o presente do tempo para estar com a família. Nas 24 horas do sábado, Ele providenciou a oportunidade para que as famílias fiquem juntas e O adorem. “No Seu dia Ele reserva à família a oportunidade da comunhão com Ele, com a natureza, e uns para com outros” (Educação, p. 251). Deus, evidentemente, pretendia que o sábado fosse um dia especial para as famílias. Se usarmos o sábado para criar lembranças familiares centralizadas em Deus, acho que teremos dado um grande passo para conservar a família unida e ajudar nossos filhos a crescer espiritualmente.
Os três “P” ajudarão a fazer do sábado um dia especial para sua família: 1 – preparação,
2 – preservação
3 – presença.
Por razões muito importantes, Deus pede que nos “lembremos” do dia de sábado. Ao tê-lo em mente durante a semana através da preparação, lembramo-nos de um Deus amorosos que cuida de nós cada dia da semana.
a href=”https://herancajudaica.wordpress.com/?attachment_id=1341″ rel=”attachment wp-att-1341″>
Ao lembrarmo-nos dEle no próprio dia de sábado, através da preservação de sua natureza sagrada, chegamos a conhecer melhor a Deus e a atrair nossos filhos para mais perto de nós. Em anos futuros, nossos filhos valorizarão aqueles sábados da infância, principalmente por nossa presença, ao criarmos para eles um repositório de felizes “lembranças do sábado”, que os farão se volver continuamente para o sábado e seu Criador.
<
Em nossas agendas malucas, a preparação para o sábado deve começar pelo menos na quinta-feira, quem sabe até na quarta-feira. A sexta-feira é o dia de concluir os preparativos para o sábado – não para começá-los!
Ao fazer planos para o sábado com crianças e adolescentes, adiante-se ainda mais! Quando nossos filhos eram juvenis e adolescentes, eu geralmente, nas quartas-feiras, trazia à baila o tópico do que poderíamos fazer no sábado, sugerindo várias opções. Às vezes não tínhamos escolha – as crianças sairiam como o coral ou teriam uma atividade sabática planejada pela escola (escola religiosa), da qual desejavam participar. Caso contrário, teriam um dia para pensar naquilo que gostariam de fazer no sábado, antes de tomarmos a decisão na quinta-feira. Depois de decidir nossa atividade do sábado, eles ainda tinham um dia para convidar amigos para estarem conosco. Nunca fiz meus próprios planos para o sábado enquanto não estivesse tudo combinado para o sábado das crianças.

A preparação não é tão elaborada ou de longo prazo para crianças menores. Contudo, seu pequeno de 4 a 6 anos pode apreciar um calendário com quadrados grandes para cada dia, no qual poderá contar os dias que faltam para o sábado. Os pré-escolares podem ajudar nos preparativos para o sábado juntando os brinquedos, escolhendo a roupa para a igreja, guardando revistas seculares, ajudando a preparar algum prato especial, lustrando sapatos, fazendo tarefas, esvaziando lixeiras e talvez passando o aspirador de pós num quarto ou varrendo a calçada. Crianças em idade escolar podem fazer todas essas coisas também, mas, em vez de passar o aspirador num cômodo, podem fazê-lo em vários. Podem ser responsáveis por limpar seu quarto e aprontar as roupas. Também podem ajudar a preparar o prato preferido. Lembre-se: o trabalho, na verdade, é uma brincadeira para as crianças, quando o fazem com a mamãe ou o papai.

As crianças também podem ajudar no planejamento das atividades especiais do sábado – algo que as faça aguardá-lo com expectativa. Crianças de 6 a 8 anos gostarão de fazer um desenho nos guardanapos de papel a serem usados no almoço do sábado- algo especial para cada pessoa. Enquanto estiverem trabalhando juntos, cantem um corinho sobre o sábado, ou inventem melodias e letras. Quando todos os membros da família se preparam juntos para o sábado, o tempo assim ocupado se torna especial.
Se o sol se põe cedo em certas épocas do ano onde você mora, será necessário fazer todos os preparativos na quinta-feira, já que a família chegará do trabalho ou escola apenas um pouco antes do início do sábado. Locais em que o horário do pôr do sol varia bastante durante o ano tornam mais difíceis manter as tradições do sábado.
Os cultos de sexta-feira à noite nas igrejas podem começar antes que o Sol se ponha, e o jantar é comido às pressas, enquanto fazemos os preparativos de último minuto para o sábado. Creio que precisamos ter um cuidado especifico nessas situações, para preservar a natureza especial das primeiras horas do sábado.
É importante começar o sábado com um pouco de energia sobrando para a comemoração! Como pode um pai ocupado ou uma mãe de pré-escolares e crianças mais velhas fazer isso? Simplificando a vida, tanto quanto possível.

Junte as panelas com outra família no almoço do sábado, para não fazer tudo sozinha. Que tal uma sopa, com pão integral e uma salada para o almoço? Uma refeição assim exige bastante coragem, porque a maioria de nós acha que precisa fazer um banquete para o sábado, especialmente quando há visitas. Talvez você possa dar início a uma nova tendência em sua igreja. Recolher coisas jogadas pela casa faz com que ela pareça “limpa”, mesmo que nem todos os cantinhos estejam imaculados! Usar roupas que não precisam ser passadas a ferro e cores que disfarcem alguma sujeirinha reduzirão o esforço de preparar a roupa para o sábado. Engradados ou caixas que você possa levar de um cômodo para outro simplificarão a tarefa de juntar as coisas espalhadas pela casa.
Ligue o aparelho de som com CD’s religiosos, meia hora antes do pôr do sol, para criar uma atmosfera sabática. Enquanto você termina os preparativos, as crianças ouvem histórias e cânticos. Ao ler para as crianças durante a semana, você pode também fazer a gravação dessa leitura pra usar futuramente. Coloque o bebê num cercadinho para impedir que se machuque ou faça travessuras, enquanto as crianças maiores ouvem as gravações.

Receba o sábado com uma alegre celebração familiar! Escolha um hino oficial com o tema do pôr do sol para o “hino do sábado” da família. Cante-o todas as semanas, para iniciar o sábado. A seguir, a família toda diz o quarto mandamento em uníssono. Ilustre o mandamento com figuras coladas em cartões ou num pequeno caderno, ou ainda com material de feltro. Depois você pode acrescentar um corinho infantil sobre o sábado, como “O Sétimo Dia é para Cristo” ou “O Sábado é um Dia Feliz.” As boas-vindas ao sábado podem ser concluídas com uma oração feita pelo papai ou a mamãe, ou uma oração da família, com cada um dizendo uma frase ou duas…

fonte: autora Donna J. Habenicht

Anúncios