A Bíblia, o Livro dos Livros


Por que a Bíblia sobreviveu séculos e atravessou todas as fronteiras? O que torna este livro tão poderoso?

A palavra “Bíblia” vem da palavra grega biblia que significa “livros”, a palavra Bíblia sugere sua essência e seu papel.

Biblia

História

Muitas dúvidas sobre a Bíblia foram respondidas a partir do século XIX de forma convincente o que foi confirmada pelas descobertas históricas e arqueológicas que têm continuamente verificado a exatidão da Bíblia de uma forma extraordinária e inesperada, por exemplo, a ideia de que Moisés foi capaz de escrever 1.500 anos antes de Cristo, era usada para ridicularizar simplesmente porque acreditava-se que a escrita ainda era desconhecida naquela época. As descobertas do alfabeto Proto-Sinai, o ancestral de todos os outros alfabetos (século XVI aC), e dos textos de Ras Shamra (século XV aC) confirmaram, no entanto, as reivindicações da Bíblia contra os ataques dos críticos e racionalistas que diziam que ninguém havia escrito na época.
A história do Dilúvio também foi um dado importante, muitas histórias semelhantes começaram a surgir a partir de várias tradições, da América do Sul à Índia, dos índios americanos aos esquimós.
Escavações arqueológicas trouxeram à luz antigos sítios bíblicos: Ai, Megido, Jericó, Hazor, Shiloh, Beth-Semes, Laquis, e a partir destes sítios algumas das mais incríveis histórias da Bíblia foram confirmadas.
Além disso, a forma como a história é relatada na Bíblia aumenta a sua credibilidade. Ao contrário do que os historiadores há muito tempo diziam, o hebraico não se importa em somente exaltar as façanhas do herói. Os injustos, bem como os justos são retratados. E mesmo os justos são apresentados com suas piores características. O primeiro homem, Adão, cai em pecado, Abraão, o patriarca, mentiu, Jacó engana o seu irmão e o grande rei David cometeu assassinato e adultério. A Bíblia não tentou rever a história e, portanto, o seu testemunho da história é verídico.

Tanach

Unidade

A palavra grega biblia, em sua origem da palavra, está no plural. A palavra traduz o hebraico antigo hasefarim (“os livros”), como pode ser visto no livro de Daniel (Daniel 9:25) e, especialmente, na literatura tanaítica (Meg 1:8; Git 04:06; Kelim 15:06) . No entanto, “os livros” são, na verdade, um livro. A Bíblia tem muitos autores, de diferentes épocas, origens, culturas, mas ainda é um livro, um fenômeno notável. A variedade dos textos (poesia, prosa, genealogia, profecias, leis, etc) e os autores, durante um período de 2.000 anos, mantiveram uma profunda unidade.
Em quase todos os livros da Bíblia, os profetas incansavelmente estavam no caminho dos reis, para lembrá-los do amor e da justiça, mas, ao mesmo tempo, sempre repetindo a mesma esperança. A razão por trás dessa unidade literária encontra-se na fidelidade de seus arautos. Crescimento pessoal na Bíblia é cantada em termos de um retorno ao passado, a “Teshuvá”. Mas a unidade do texto sagrado explica-se pelo fato de que ela é inspirada pelo mesmo Espírito. Apenas um autor capaz de viajar através do tempo e espaço seria bem sucedido em alcançar esta unidade. Assim, a união desses escritos dá testemunho de uma inspiração sobrenatural. Ele atesta a existência de alguém que sobrevive as eras, que estava presente com Moisés, com Davi, e com Ezra, que estava em Jerusalém, bem como em Nínive, na montanha, bem como na barriga de um peixe.

Sonho do Rei

Verdade

Não é de admirar que as verdades da Bíblia são mantidas em tão alta estima, tanto pela moral que rege as relações entre as pessoas, e pelo ideal de levar as pessoas para a frente muito além de si mesmos. A ética de Israel é tão diferente das culturas em torno que ele não pode deixar de causar espanto. Os racionalistas foram tão atingidos pela ética que eles optaram por uma data posterior, mas foi recentemente observado que a linguagem e a estrutura dos textos jurídicos bíblicos eram do mesmo tipo que os tratados de aliança do segundo milênio antes de Cristo.
Porém, a superioridade destas leis deve ser explicada de forma diferente. A sua aplicação universal e até mesmo sua atualidade sugerem que eles tiveram uma origem que transcende as sociedades humanas. Mesmo os ateus afirmam estas leis quando pregam a não-violência, honestidade, ou o respeito aos direitos humanos.
Por outro lado, os valores das leis dietéticas e de saúde que a Bíblia promove, são os mesmos que promovemos hoje. Hoje é reconhecido que a carne suína não é saudável, e os médicos estão cada vez mais recomendando uma dieta vegetariana, semelhante a da Bíblia (Gênesis 1:29), pois é o ideal. Pesquisas em medicina psicossomática confirmaram muitas afirmações da Bíblia, sublinhando a relação entre a mente e o corpo.

Parto do Mashiach

Profecia

A verdade bíblica transcende o tempo e as circunstâncias. A Bíblia ainda faz previsões, hoje somos capazes de olhar para trás e confirmar a veracidade da profecia bíblica. Havia a previsão de queda de cidades poderosas como Babilônia (Jeremias 51:8), Nínive (Naum 3:1-7), e de Tiro (Isaías 23), que nada naquele momento poderia prever. Ao mesmo tempo, a Bíblia previu a sucessão de antigos impérios tais como os da Babilônia, Pérsia, Grécia e Roma (Daniel 2 e 7). Todos esses eventos haviam sido previstos séculos antes da sua ocorrência. A profecia mesmo assumiu o cumprimento com datas exatas e precisas. Pela Bíblia, os antigos hebreus estavam familiarizados com estes cumprimentos proféticos. Os patriarcas ouviram como uma promessa que seria cumprida durante o Êxodo. Durante o exílio da Babilônia eles receberam conforto com as predições de Jeremias sobre o retorno do exílio. Saul, o rei, protesta sobre a previsão de sua retirada do poder.O Rei Ezequias conheceu a predição de sua morte e buscou o seu adiamento e cura. Nascimentos são anunciados bem antes do tempo. Assim, a palavra bíblica não é apenas uma testemunha de acontecimentos passados, mas também se apresenta como testemunha inesperada e repentina para o presente, bem como o futuro.

Codex-Aleppo_(Deut)

Antigo e Novo Testamento?

Por estas razões, a Bíblia sempre será relevante, sempre uma novidade para todos. A qualificação de sua natureza em “velho” ou “novo” é um absurdo. A Bíblia, se é inspirada pelo Todo-Poderoso, não pode ser “Antigo Testamento” e “Novo Testamento”, porque Deus, o Eterno permanece sempre o mesmo. Durante o século IV dC, quando Eusébio de Cesaréia utilizou a expressão “Antigo Testamento”, pela primeira vez para designar a Bíblia hebraica, foi com uma atitude anti-semita claro para diminuir o que tinha sido até então comumente chamado de Escrituras e exaltar o “Novo Testamento”. Na verdade, não há nada no Novo Testamento que previu tal oposição. Os autores são judeus, como são os do Antigo Testamento, os eventos estão situados na extensão da história de Israel e são interpretadas em referência aos antigos profetas. Além disso, a lei é sempre observada. Um judeu piedoso também pode considerar esses escritos como as dos profetas do passado e igualmente venerá-las. O que tem sido chamado de o Novo Testamento, tem todas as mesmas qualidades que encontramos na Bíblia hebraica: o ideal ético que penetra um coração tortuoso, as vitórias sobre a doença e a morte, as profecias cumpridas, e também a preservação extraordinária de centenas de pergaminhos são todos argumentos a favor da inspiração do alto.
Mas se isso significa que a autoridade da Bíblia Hebraica, ou Tanach, ou dos Evangelhos, não são encontrados nos argumentos por si só através de sua confirmação pela arqueologia e história, o milagre de sua unidade, seu alto ideal ético e espiritual, suas profecias cumpridas, sua atualidade. Na verdade, a prova é encontrada essencialmente ao nível de cada um de nós, judeu ou cristão, crente ou descrente, na medida em que se poderia aceitar sinceramente a Palavra e aceitá-la. Somente se abrirmos esse velho livro e nos aventurarmos com nossos olhos e nossa alma para dentro do curso de suas páginas é que seremos capazes de ter uma experiência com o Eterno e sentiremos um calor pulsante em nossa vida diária, mais convincente do que tudo, o poder de sua verdade.

Jacques Doukhan

Notas:

1. tradução livre de Herança Judaica de Jacques Doukhan, “A Bíblia, o Livro dos Livros”, Shabat Shalom, dezembro de 1995, 15-17.

Anúncios