Jesus/Yeshua, o Messias dos Cristãos ou o Mashiach dos Judeus?


Podemos ser judeus e crer em Jesus? Podemos ser cristãos e rejeitar as raízes judaicas de Jesus?

Jesus em Nazaré, na sinagoga e vai para Jerusalém onde expulsa os cambistas 007

Desde o cisma que dividiu o judaísmo, produzindo a igreja e sinagoga, Jesus se tornou o Messias venerado pelos cristãos e abominado pelos judeus. Os cristãos acusam os judeus de tê-lo rejeitado, enquanto os judeus acusam os cristãos de tê-lo forjado, o próprio nome de Jesus se tornaria sinônimo de blasfêmia e traição. Jesus não podia ser o Messias, simplesmente porque ele era o Messias dos cristãos.
Mas essas acusações e suposições são realmente justificadas? Estão os cristãos corretos quando acusam os judeus de rejeitaram e até mesmo de matarem Jesus? Estão os judeus certos quando eles assumem que Jesus é o Messias apenas para os cristãos? Hoje, muitos não se atrevem a abordar tais questões polêmicas e de confronto porque estas questões foram muito abusadas e adulteradas em falsos diálogos judaico-cristãos. No entanto, isso não deve nos impedir de consultar as evidências, pois elas podem levar a conclusões interessantes e surpreendentes.

Um Messias Reconhecido

Precisamos conhecer a história contada nos Evangelhos e no livro de Atos do Novo Testamento que relatam quando Jesus viveu na Galileia e na Judéia e como ele foi recebido como Messias, aclamado e seguido por multidões judaicas, mesmo após sua saída de cena.
Os textos são bem claros:
“Yeshua voltou pra a Galil no poder do Espírito, e relatos a respeito dele foram espalhados por toda a região. Ele ensinava nas sinagogas deles, e todas as pessoas o respeitavam.” (Lucas 4:14, 15, Bíblia Judaica Completa) .1

“Então Yeshua saiu dali e foi à região de Y’hudah e ao outro lado do Yarden. Novamente uma multidão se reuniu em volta dele, e, como de costume, ele a ensinava. “(Mc 10:1 BJC).

“… todo o povo se apegava às suas palavras” (Lc 19:48 BJC).

Popularidade de Jesus durou até o fim. Pouco antes da Páscoa fatídica que ver Jesus sendo levado, relata Lucas, como nota final, como se para sempre marcando a memória de sua passagem em Israel:

“Todo o povo ia de manhã cedo ouvi-lo no pátio do templo. “(Lucas 21:38 BJC).

Popularidade de Jesus era tal que o seu julgamento foi feito rapidamente e de noite (Mateus 26:31, 27:1).
Após a morte de Jesus o livro de Atos fala sobre a presença de numerosos discípulos. No dia de Pentecostes 3000 discípulos poderiam ser contados em Jerusalém (Atos 2:41), e depois o número que aumentara para 5.000 homens, além de mulheres e crianças (Atos 4:4). Pouco tempo depois, as notas do livro dizem que: “e os crentes foram cada vez mais adicionados ao Senhor, multidões de homens e mulheres” (Atos 05:14). O termo “multidões” é, então, usado para designar aqueles que vieram “das cidades vizinhas a Jerusalém” (Atos 5:16). Mais tarde, o livro de Atos observa novamente que “o número dos discípulos havia multiplicado” (Atos 06:07).

Jesus ensina I

Com base nos números apresentados no livro de Atos e outra informação histórica, os estudiosos estimam que, no momento da morte de Estevão, o número de judeus crentes em Jesus era de cerca de 25.000. 2

Mesmo após o apedrejamento de Estevão e a perseguição que se seguiu, o número nunca deixou de aumentar. A história de Atos é regularmente pontuada pela mesma observação recorrente, observando sempre o sucesso crescente do evangelho entre os judeus (Atos 8:5-12; 9:31, 35, 43, 11:20-21, 14:01; 16 : 5, 19.9, 20, etc.)

No final de Atos, os irmãos de Jerusalém estavam contentes de contar na Palestina “muitos milhares de judeus… que creram” (21:20). Sabemos que a palavra grega “miríade” usado aqui realmente significa 10.000. Portanto, podemos facilmente estimar que o número de judeus crentes em Yeshua tinha excedido pelo menos três vezes 10.000. Isso representa mais de metade do número de habitantes de Jerusalém naquela época. Isso significa que a grande maioria dos judeus (e em alguns lugares a sua totalidade) reconheceu Jesus como o Mashiach.
Portanto, podemos dizer que tanto os cristãos alegando que os judeus não reconheceram Jesus e que os judeus que acham que eles tinham todas as razões para rejeitar ele estão errados.
O historiador Jules Isaac reconhece: “Com raras exceções, onde Jesus foi o povo judeu levou-o para o seu coração, como os Evangelhos testemunham. Será que, em um dado momento, de repente se voltaram contra ele? Esta é uma ideia que ainda tem que ser provada. “3
Mais tarde, em sua argumentação, Jules Isaac conclui: ” Os Evangelhos nos dão uma boa razão para duvidar de que isso [a rejeição de Jesus pelos judeus] aconteceu “4.

Um Mashiach Previsto

Na verdade, estas boas vindas dos judeus a Yeshua não deveria ser surpreendente. Desde o início, os Evangelhos apresentam a vinda de Jesus como o cumprimento final da esperança duradoura de Israel.
Em primeiro lugar, o tempo estava maduro. No tempo de Jesus, havia uma forte expectativa por um Messias. Isto é conhecido não só através do testemunho dos Evangelhos e os historiadores da época, mas também através de Manuscritos do Mar Morto, que mostram que os judeus oprimidos sob o jugo romano estavam esperando o Messias que viria em breve.
Ao consultar as Escrituras, em particular a profecia das 70 semanas encontrado em Daniel 9, eles poderiam facilmente concluir que o tempo tinha chegado.5
Esta passagem em Daniel é o única que fala diretamente e absolutamente sobre o Mashiach e também indica cronologicamente quando ele deveria vir.

“Saiba e compreenda: desde a proclamação da ordem para restaurar e reedificar Jerusalém até que seja ungido um príncipe, passar-se-ão sete períodos; durante 62 períodos será reconstruída com suas praças e seus fossos, enfrentando tempos difíceis. E depois dos 62 períodos será abatido o ungido e não haverá outro…” (Daniel 9:25 e 26 , Bíblia Hebraica).
Que períodos são esses? Do que se trata?

A palavra “períodos” do hebraico Shabu’im = Semanas, esse conceito é fortalecido pelos sábios:
“As setenta semanas representam 490 anos (70×7=490), sendo uma alusão à era messiânica.” Dr. Judah B. Slotki – Daniel, Ezra, Neemiah, págs. 77-79, Edição Soncino de 1966

“Uma semana em Daniel 9 significa uma semana de anos.” Yoma 54ª, pág. 254, Soncino 1938

“Semana representa um período de sete anos.” Midrash Rabbah, pág. 65 , Soncino 1951

Mashiach

Dois marcos são dados aqui, que nos permitem situar esse acontecimento na história:

1. “A proclamação da ordem para restaurar e reedificar Jerusalém” se refere ao decreto de Artaxerxes em 457 a.e.c (A.C). Este foi o terceiro e último de tais decretos (seguindo os de Ciro e Dario, veja Esdras/Ezrá 6:14). Este decreto foi o decisivo e o único a ser seguido por uma bênção (Esdra/Ezrás 7:27-28).

2. O período subsequente de 69 semanas (7 + 62), que, no contexto profético de Daniel e de acordo com as interpretações judaicas mais autorizadas e antigas como as de Saadia Gaon, Rashi, e até mesmo Ibn Ezra, (6 )deve ser entendido como semanas de anos. Este período de tempo chega a ser 69 vezes 7 é igual a 483 anos de comprimento.
Isto significa que a vinda do Messias foi prevista para ocorrer 483 anos depois de 457 a.e.c. (AC) o que nos leva ao ano 27 de nossa era. É supérfluo lembrar que esta data coincide com o surgimento no palco da história Jesus de Nazaré, e foi o momento em que ele começou seu ministério messiânico para o povo de Israel:

“Depois da prisão de Yochanan, Yeshua foi para a Galil, proclamando as boas-novas de Deus: O tempo chegou…” (Marcos 01:14 e 15)

Este é também o ano em que Jesus se apresenta como o Messias ungido, aquele que cumpre a profecia:

“Foi para Natzeret, onde havia sido criado, e no Shabbat se dirigiu à sinagoga, como de costume. Levantou-se para ler, e lhe foi dado o rolo do profeta Yesha’yahu. Abriu o rolo e encontrou o lugar onde está escrito:
“O Espírito de Adonai está sobre mim; portanto ele me ungiu para anunciar boas-novas aos pobres; enviou-me para proclamar liberdade aos presos e recuperar a vista dos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano do favo de Adonai”.
Depois de fechar o rolo e devolvê-lo ao shammash, ele se sentou; os olhos de todos os presentes na sinagoga estavam fixos nele. Ele começou a falar-lhes:“Hoje, como vocês ouviram a leitura, esta passagem do Tanakh foi cumprida.” (Lucas 4:16-21 BJC).

Jesus em Nazaré, na sinagoga e vai para Jerusalém onde expulsa os cambistas 010

Jesus aqui se identifica como o Mashiach esperado por todos. Seus inúmeros milagres, sua vida exemplar e extraordinária, sua exaltação da Torá, e seu ensino tão profundamente enraizados nas Escrituras Hebraicas, confirmam. E Ele deu uma resposta aos discípulos de João, quando eles vieram para ele para saber se ele era de fato o Messias anunciado pelos profetas:

“Yeshua respondeu; “Vão e digam a Yochanan o que vocês ouvem e veem; os cegos veem, os mancos andam, pessoas afligidas por tzra’at são limpas, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e as boas-novas são anunciadas aos pobres. “(Mateus/ Mattityahu 11:04, 5 BJC).

Mesmo a morte de Jesus carregava um significado especial, pois foi entendida em relação aos sacrifícios oferecidos no altar do Templo. Na verdade, esta interpretação já foi indicada na promessa das primeiras páginas do Gênesis. No coração da maldição que acompanha a queda de Adão e Eva, Deus semeia uma palavra de esperança. Alguém que nasceu a partir da semente da mulher esmagaria a cabeça da serpente, o arquétipo do mal, sendo, ao mesmo tempo bateu no calcanhar (Gênesis 3:15).

Adão e Eva I

O princípio da salvação por meio do sacrifício é aqui sugerido. Não é um acidente que, logo após a maldição, Deus faz com que este símbolo concreto através das roupas de pele (Gênesis 3:21). Em um gesto dramático, Deus desce e Ele corta roupas para Adão e Eva. Para todo efeito, Deus não escolhe linho ou algodão ou outro material de origem vegetal. Ele escolhe o de origem animal. A especificação que implica a morte de um animal, a primeira morte, o primeiro sacrifício projetado para aliviar a Adão e Eva a partir de seus sentimentos de vergonha, para ajudá-los a sobreviver diante de Deus, diante de si.

sacrifício I

A função do sacrifício foi, em seguida, apontar para o futuro evento de salvação messiânica.
Seria um erro tentar interpretar os sacrifícios de Israel a partir de uma perspectiva mágica. Eles não eram um simples gesto ritual destinado a apaziguar um Deus irado. Nós também estamos no erro se tentar interpretá-los a partir de uma perspectiva psicanalítica, como um dispositivo de transferência permitindo violência reprimida para ser expressa. No pensamento bíblico, o processo de salvação não se move para cima a partir da esfera humana com o divino, mas para baixo sobre os contrários a Deus para a humanidade. Nessa perspectiva, a instituição dos sacrifícios deve ser entendida ao longo das linhas da demonstração de Yehezkel Kauffman, como um símbolo do movimento divino para os seres humanos, como seres humanos que necessitam de hesed (graça) de Deus.7 Este é um pensamento hebraico enraizado.

santuário I

Na Bíblia, os sacrifícios são parte da cerimônia de convênio por meio do qual Deus Se obriga para o futuro e promete esperança (Bereshit /Gênesis 8:20-22; Gênesis 15, Shemot/Êxodo 12:22, 23). O sacrifício, portanto, não é mágico, nem de natureza psicológica, mas é um sinal anunciando um evento para vir. Esperança em hebraico é essencialmente de natureza histórica.
Portanto, não é surpreendente que Isaías/Ieshaiáhu 53 usa uma referência ao sacrifício levita, a fim de descrever a vinda do Mashiach, o salvador de Israel e da humanidade:

“Na verdade, ele carregou nossas doenças, e nossas dores, ele sofreu; contudo nós o consideramos culpado, castigado e afligido por Deus. Mas ele foi ferido por nossas transgressões; esmagado por nossos pecados; a disciplina que nos corrige recaiu sobre ele, e por suas feridas somos curados. Todos, como ovelhas nos desviamos; cada um tomou o próprio caminho; mesmo assim, Adonai pôs sobre ele a culpa de todos nós. Ainda que maltratado, foi submisso – ele não abriu a boca. Como um cordeiro levado à morte, como uma ovelha silenciosa diante de seus tosquiadores, ele não abriu a boca… ainda assim foi do agrado de Adonai esmaga-lo com a enfermidade, para se ele se apresentará como oferta pela culpa… depois da provação, ele ficará satisfeito, ‘por seu conhecimento meu servo justo tornará muitas pessoas justas; ele sofre pelos pecados delas.” (Yesha’yahu/Isaías 53:4-7, 10, 11- Bíblia Judaica Completa – BJC).

bet_midrash_temani_md

A passagem alude o Midrash a uma tradição segundo a qual, por causa de Isaías 53:4, o Messias havia de chamar a si mesmo de leproso:
“Qual é o nome do Mashiach? Seu nome é Siló, pois está escrito: certamente ele levou nossas dores, e levou nossos sofrimentos: contudo o tivemos na conta de um leproso, ferido de D’us, e aflito. (Isaías 53:4)” 8

A invocação característica no Midrash refere-se a este mesmo texto:

“Messias nossa justiça [Mashiach Tsidkenu], mas nós somos teus antepassados, Tu és maior do que nós, porque Tu suportou o peso dos pecados de nossos filhos e os nossas grandes opressões caíram sobre ti …. Entre os povos do mundo Tu carregas apenas escárnio e zombaria…. tua pele encolheu, e o teu corpo se tornou seco, como madeira, os teus olhos ficaram fundos pelo jejum, e Tua força tornou-se fragmentada como cerâmica, tudo o aconteceu, por causa dos pecados de nossos filhos “. 9

GE DIGITAL CAMERA

Também podemos reconhecer uma correlação semelhante no texto da profecia das 70 semanas, que liga a vinda do Mashiach e da expiação do pecado (Daniel 9:24). Este processo foi diretamente ligado ao ritual dos sacrifícios (Vaicrá/Levitico 4-7; 17:11). Essa afinidade também chamou a atenção dos rabinos do Talmud:

“R. Eleazar em nome de R. Josei: ‘ele é um halakha [a princípio] a respeito do Messias; Abbai respondeu-lhe:’ nós, então não precisamos praticar todos os sacrifícios, porque é um halakha que diz respeito à era messiânica. “10

Portanto, os que creram em Yeshua, judeus e Goyim, tinham os seu ensinamento sobre ele baseado em uma estrutura de pensamento judaico quando eles identificaram Jesus o Mashiach de Israel como “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29, cf 1 Coríntios 5:7;. Apocalipse 5:6, 9; Hebreus 9:28, etc.)

sacrificio

Ele tinha vindo na plenitude do tempo e de forma adequada, como foi anunciado pela profecia e simbolizada pelos sacrifícios no Templo. Vale ressaltar que este é o único Messias da história que de forma consistente tem sido relacionado com as declarações proféticas da Bíblia hebraica a respeito do Messias.

O estudioso judeu Schonfield corajosamente reconhece:

“É necessário enfatizar que nem antes nem depois de Jesus houve alguém cujas experiências do primeiro ao último momento tenham sido tão bem relacionadas as profecias sobre o Messias.” 11

De fato, Jesus de Nazaré foi reconhecido por muitos judeus, talvez até a maioria de seus contemporâneos judeus, como o Messias que eles estavam aguardando. Certamente este fato histórico não prova de forma absoluta sua identidade messiânica, mas mostra que os acontecimentos que acabaram de acontecer tinham convencido o povo judeu.

Um Messias que sobreviveu

Havia um grande número de Messias na história de Israel. De Bar-Kokhba para Shabbathai Tzevi, e hoje em dia o rabino Schneerson, uma multidão de Messias atraiu multidões para si. No entanto, a história não os manteve como Messias. Cada movimento era uma chama de curta duração que não estendia a sua luz para além do espaço e do tempo daqueles Messias.
O fato de que Jesus é o único Messias que ainda fala, o único a ter ultrapassado as fronteiras do espaço e do tempo, constitui um fato interessante que merece consideração. Podemos recordar aqui a afirmação feita pelo fariseu Raban Gamaliel, discípulo do grande Hillel que fez referência ao Messias de seu tempo, a fim de estabelecer um padrão de qualidade:

“…um parush chamado Gamli’el, mestre da Torah muito respeitado por todo povo, ordenou que os homens fossem retirados por um momento e dirigiu-se à corte:

“Homens de Yisra’el, cuidado com o que vocês pretendem fazer a essas pessoas. Há algum tempo, aconteceu uma rebelião liderada por Todah, alegando ser alguém especial, e certo numero de homens, cerca de quatrocentos, se juntaram a ele. Quando ele foi morto, todos os seus seguidores se dispersaram e acabaram em nada. Depois disso, Y’hudaha HaG’lili liderou outra rebelião no tempo do registro para o pagamento do imposto aos romanos; e algumas pessoas se insurgiram contra ele. Entretanto, ele foi morto, e todos os seus seguidores foram dispersos. Portanto, no caso presente, meu conselho é que vocês não interfiram; deixem esses homens e soltem-nos. Se essa ideia ou movimento tiver origem humana, fracassará. Mas, caso proceda de Deus , não serão capazes de impedi-los; vocês se acharão lutando contra Deus!”(Atos 5:34 a 39 BJC)

Gamaliel

Gamaliel citou um velho princípio rabínico, cujos vestígios também podem ser encontrados em um provérbio pronunciado por Joanã, fabricante de sandálias do século XII:

“Qualquer comunidade que é inspirada do céu se estabelece, mas o que não é inspirado do céu não permanecerá. “12

Com relação à pergunta que fizemos no início, se um judeu poderia crer em Jesus como o Mashiach, podemos, portanto, sem dúvida nenhuma responder com um sim. Isto pode ser feito, pelo menos, por três razões:

1. Jesus foi reconhecido como o Mashiach pela maioria dos judeus de seu tempo.

2. A Identidade de Jesus como o Messias é baseada nas Sagradas Escrituras e se encaixa perfeitamente a tradição judaica.

3. Jesus é o único Messias judeu que sobreviveu e superou seu respectivo espaço e tempo.

A crença em Jesus como o Messias não é, portanto, incompatível com a identidade judaica.

A razão para a sua rejeição durante a maior parte dos últimos 2.000 anos, portanto, deve ser procurada fora do judaísmo e, mais precisamente no que diz respeito ao que passou ser denominado como Cristianismo. De acordo com Jules Isaac, é a rejeição da lei pelos cristãos que levaram a rejeição de Jesus pelos judeus.

“A rejeição judaica de Cristo foi desencadeada pela rejeição cristã da lei… A rejeição da lei foi suficiente: pedir que alguém do povo judeu que aceite essa rejeição… era como pedir-lhes para arrancar seu coração. História não registra nenhum tal suicídio coletivo. “13.

Por outro lado, Albert Memmi sugere que a resistência judaica à mensagem cristã é uma reação natural para o anti-semitismo cristão:

“I was telling to my school comrades the story of a Jesus that betrayed his people and his religion . . . But also I had just received, because of him, a serious beating in a small church situated in a mountain town. For 2,000 years Jesus has represented for Jews the continual pretext of a continual beating they received, a drubbing in which they often found death.”14. . . When you are oppressed you cannot completely accept the customs and values of your oppressor, unless you abandon all pride and trample upon your own heart. And this rejection may occur despite the fact that those customs and values may be beautiful in themselves and even superior to one’s own.” 15

Em outras palavras, o Cristianismo, cujo objetivo era testemunhar do Messias para o mundo e principalmente para os judeus, tornou-se, através de cristãos desleais a sua herança judaica o abandono da lei e a rejeição dos judeus, essa foi o principal obstáculo para sua aceitação.
Além disso, ao rejeitar a lei e oprimir a nação judaica em nome de Jesus, que contradição, podemos dizer que, o Cristianismo tem sacrificado uma grande quantidade de sua própria identidade.

Jesus em Nazaré, na sinagoga e vai para Jerusalém onde expulsa os cambistas 007

Se Yeshua, o Jesus Cristo, é o cumprimento da esperança judaica apresentada pela Bíblia Hebraica, profetizado pelos profetas judeus, simbolizado pelos sacrifícios do Templo judaico de Jerusalém, quem é mais judeu, aquele que o aceita ou aquele que o nega? Realmente é uma questão de identidade.

Autor: Jacques Doukhan (o)

Notas:
0. Adaptado por Herança Judaica de Jacques Doukhan, “Jesus, A Jewish Messiah?,” Shabbat Shalom, April 1997, 17-21.
1. Bíblia Judaica Completa, Editora Vida. (A BJC é uma versão que reúne o Tanach, a Bíblia Hebraica e a B’rit Hadashah que é o Novo Testamento “resgatando” seu contexto judaico.)
2. Richard L. H. Lenski, The Interpretation of the Acts of the Apostles (Minneapolis: Augsburg Publishing House, 1961), p. 311
3. Jules Isaac, Jesus and Israel (New York: Holt, Rinehart and Winston, 1971), p. 101.
4. Ibid., p. 132.
5. This Jewish consciousness of the plenitude of time is most powerfully exhibited by the Essenes. See William H. Shea, Selected Studies on Prophetic Interpretation, Daniel and Revelation Committee Series, vol. 1 (Washington, DC: Review and Herald Publishing Association, 1982), pp. 89-93.
6. See Miqraoth Gdoloth, ad loc.
7. Toledot haemunah hayisraelit, vol. 3, book 1, p. 80 (cf. pp. 443, 444).
8. Sanhedrin 98 b, vol. II pág. 667 Soncino, 1935.
9. Pesiqta Rabbati, Pisqa 37.
10. Zebahim 44b, Sanhedrin 51b.
11. H. J. Schonfield, The Passover Plot. A New Interpretation of the Life and Death of Jesus (New York: Bernard Geis, 1966), p. 36; quoted in Donald A. Hagner, The Jewish Reclamation of Jesus (Grand Rapids: Academie Books, 1984), p. 248, n. 93.
12. Pirqe Aboth IV:14.
13. Jules Isaac, Genèse de l’Antisémitisme (Paris: Calmann-Lévy, 1956), p. 147; as translated in Jacques Doukhan, Drinking at the Sources: An appeal to the Jew and the Christian to Note Their Common Beginnings (Mountain View, CA: Pacific Press Publishing Association, 1981), p. 25.
14. Albert Memmi, La libération du juif (Paris: Petite Bibliothèque Payot, 1972), p. 215.
15. Ibid., p. 71.

Anúncios