PESQUISADORES ISRAELENSES LANÇAM LUZ SOBRE GALILEU GALILEI


galileu galilei

Um novo estudo da Universidade de Haifa sugere que Galileu Galilei, o físico italiano, astrônomo, filósofo e “Pai da Ciência Moderna” que fez avanços significativos para a forma como usamos telescópios e ver o sistema solar, pode ter sido ainda mais avançado do que se pensava inicialmente.

Embora ele não tenha inventado o telescópio, Galileu, que é mais conhecido por seus desenvolvimentos para a teoria da gravidade, o movimento relativo, e a descoberta das maiores luas de Júpiter, ajudou a revolucionar-lo, adaptando o seu projeto para incorporar dimensões mais astronômicas.

O novo estudo, que vem de pesquisadores israelenses Yaakov Zik e Giora Hon, explica, em uma análise mais aprofundada de telescópios ainda existentes de Galileu, que o astrônomo / filósofo renascentista deve ter tido teorias únicas sobre ótica telescópica que, argumentam eles, provavelmente nunca mais foram compartilhadas com ninguém.

Zik e Hon acreditam que, a fim de fazer os avanços que ele fez para o telescópio, ele também teve que criar uma teoria revolucionária da óptica, e que ainda temos de dar-lhe crédito.

Ele foi capaz de aumentar a ampliação de seu telescópio de forma significativa, e também introduziu várias modificações de ponta, incluindo a capacidade de controlar a sua abertura.

Os pesquisadores israelenses argumentam que esses avanços, quando comparados a outros desenvolvimentos tecnológicos do século XVI, eram simplesmente demasiados para ser derivados de qualquer outra investigação, e que, logicamente, a única solução é que se Galileu fez os avanços nunca disse a ninguém sobre isso.

Galileu primeiro publicou as descobertas astronômicas que ele fez, em março de 1610, através de um panfleto chamado Siderus Nuncius. O panfleto descreve as propriedades necessárias que um telescópio deve ter, e trabalha para promover a investigação e as observações que ele era capaz de fazer graças aos novos avanços.

Zik e Hon defendem que o panfleto é a prova de que Galileu tinha que ter criado uma teoria única de ótica telescópica, juntamente com seus desenvolvimentos ao telescópio.

Como Galileu nunca publicou qualquer de suas idéias sobre as teorias ópticas, parece duvidoso e parece que nunca vamos saber com certeza. Mas Zik e Hon estão dispostos a descobrir e expor que Galileu foi um gênio científico ainda mais avançado do que ele é atualmente conhecido.

fonte: Rua Judaica 09 de agosto de 2013 via e mail.

Anúncios