O que é o Movimento Chabad?


Judeus Chabad_Lubavitch_Conference_t607

O que é Chabad?
Chabad é um movimento mundial que espalha a consciência judaica para todos os judeus, sejam homens ou mulheres, idosos ou crianças. Enraizado na Rússia Branca em uma pequena cidade chamada Lubavitch. A palavra Chabad é um acrônimo para Chochmá, Biná e Daat, que significa sabedoria, entendimento e conhecimento. A idéia é transformar o intelecto em ação. Simplificando, a mensagem de Chabad é “não apenas pense, faça”. É exatamente o que Chabad faz. Chabad pode ser encontrado em todas as partes do mundo, até em lugares como Tasmânia, Vietnã, Havaí e Bangkok, e lá faz tudo que pode para ajudar os judeus a viverem como judeus.

Só pessoas religiosas vêm ao Chabad?
Chabad é inclusivo e não crítico, seus programas estão abertos a todos os judeus. Na verdade, a maioria das pessoas que participam em programas de Chabad não são ortodoxos. Os ensinamentos de Chabad estão imbuídos com o renomado espírito chassídico e alegria, mas de modo algum é o compromisso com um estilo de vida Ortodoxa um pré-requisito para sua aceitação nas funções de Chabad.

Qual é o objetivo de Chabad?
Chabad é uma organização educacional dedicada a ajudar cada judeu – independentemente de afiliação, passado, ou nível pessoal de observância, – a aumentar seu nível de conhecimento judaico, entusiasmo e compromisso. Cada indivíduo é convidado a participar, estudar e aprender. Cada indivíduo faz sua própria respectivas decisão de estilo de vida religiosa em seu próprio ritmo. Cada mitzvá vale por si só como um passo importante no crescimento pessoal.

Chabad considera judeus não praticantes como um judeu de verdade?
Certamente. Um judeu é um judeu – ponto. A Lei judaica, tradicionalmente considerada qualquer pessoa nascida de mãe judia ou que se converteu de acordo com a Halachá, um judeu.

Chabad apóia Israel?

Tudo isso é ótimo, mas como eu posso participar?
Juntar-se ao Chabad é simples! Basta entrar. Não há nenhuma associação formal. Todo mundo que está interessado em explorar o judaísmo e que quer experimentar a alegria de ser judeu é bem-vindo.

fonte: http://www.chabadpoa.org/

Anúncios