Noventa Mil Jovens Guardaram o Shabbat antes de Realizar o Enem


No dia 26 de outubro, o Estado brasileiro não desperdiçou a grande oportunidade de homenagear um direito por ele mesmo garantido, dando um belo exemplo de compromisso com o maior dos fundamentos da República Federativa do Brasil, que se encontra no artigo 1º, inciso III da Constituição Federal: a dignidade humana.

Estamos falando dos mais de 90 mil jovens que obtiveram o direito de realizar o Enem em horário alternativo. Esses jovens têm uma crença religiosa comum: guardam o dia de sábado. Tendo abraçado os princípios bíblicos adotados por sua religião, eles reservam as 24 horas entre o pôr do sol da sexta-feira até o seu ocaso no sábado exclusivamente às atividades religiosas.
Jovens Adventistas Enem 2013

O Estado brasileiro reconheceu a necessidade de, em obediência à Constituição Federal, que em seu artigo 5º, inciso VIII, estabelece o cumprimento de uma prestação alternativa em razão de crença religiosa, prover a esses jovens a possibilidade de realizar a prova após o pôr do sol do sábado. Para tanto, outro princípio constitucional foi observado: o da igualdade. Por isso, os estudantes sabatistas permaneceram separados dos outros candidatos, em salas reservadas e sem comunicação com o ambiente externo, até o horário alternativo de realização de sua prova.

Os que alegaram ser beneficiários desse tipo de prestação tiveram que informar, no ato da inscrição, sua condição de sabatista. Vale lembrar que o exercício do direito à liberdade religiosa não se trata de obtenção de privilégio em relação aos demais, não podendo, inclusive, ser solicitada qualquer espécie de isenção, mas sim, a possibilidade de cumprimento de maneira alternativa de uma obrigação a todos imposta. Essa é a forma adequada de se exercer plenamente o direito à recusa de consciência e a liberdade religiosa.
Fonte: http://conexao.educacaoadventista.org.br/blogs/direito-de-crer/licoes-do-enem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s