Imigrantes da tribo antiga e misteriosa de Bnei Menashe fizeram Aliá para Israel


Por 20 anos, Yochanan Phaltual, um membro da tribo Bnei Menashe, no estado indiano nordeste de Manipur, sonhou com uma coisa: Israel.

Foi um sonho complicado para ele, já que durante a última década, ele tem administrado Beit Shalom, a sinagoga e a comunidade para Bnei Menashe, que é gerido pela organização Shavei Israel. Mas, recentemente, aconteceu: Phaltual deixou para trás o lugar de seu nascimento e fez Aliá para Israel, juntamente com sua família e outros membros da comunidade de Bnei Menashe.

Bnei Menashe
Photo: AFP

O Canal 20 acompanha Phaltual e outros imigrantes por todo o caminho de Manipur para sua casa, em Israel, onde reside no centro de absorção de gestão privada de Shavei Israel, em Kfar Hassidim, perto de Haifa.

“É difícil para mim acreditar que isso está finalmente acontecendo”, disse Phaltual, acrescentando: “Eu me sinto como se todos os meus sonhos estão se tornando realidade”.

Bnei Menashe 1

Bnei Menashe land in Israel (Photo: AFP)

Mais de 400 imigrantes da tribo antiga e misteriosa de Bnei Menashe fizeram Aliá para Israel, até agora este ano, e muitos mais devem entrar nos próximos meses. A força motriz por trás dessa iniciativa é Shavei Israel, liderado por Michael Freund.

Acredita-se que os Bnei Menashe são descendentes da tribo de Manassés, uma das Dez Tribos Perdidas de Israel que foram exilados da Terra de Israel pelo império assírio, em 722 aC.

De acordo com a tradição, os rolos da Torá que os Bnei Menashe tinham levado para o exílio foram perdidos ou roubados, há cerca de 1000 anos mais tarde. Desde então, a tradição foi passada de pai para filho através das gerações.

Bnei Menashe 2
Photo: Gettyimages

Ao longo dos anos, Shavei Israel trouxe mais de 2.500 Bnei Menashe para Israel, enquanto outros 6.500 ainda estão na Índia, esperando para fazer Aliyah.

Como ele acompanhou os novos imigrantes Bnei Menashe para o saguão de desembarque no aeroporto Ben Gurion, Michael Freund da Shavei Israel estava visivelmente emocionado. “Cada vez que vejo essas pessoas cumprindo seu sonho depois de milhares de anos, chegando à terra de seus antepassados, me move a mais realizações”, disse Freund.

6,000 Bnei Menashe remain in India

Bnei Menashe 3
Ele elogiou a ministra Da Absorção de Israel Sofa Landver por seu apoio a Aliá de Bnei Menashe, e expressou determinação para continuar o processo de imigração.

Over 2,500 Bnei Menashe have moved to Israel (Photo: Gettyimages)
Bnei Menashe 4

“Vamos continuar com nossos esforços até que, com a ajuda de D’us, cada um de Bnei Menashe que desejar vir para Israel seja capaz de fazê-lo”, acrescentou.

Fonte: Rua Judaica 22 de agosto de 2014

Anúncios