ACHADO AMULETO DE FILHO PARA MÃE NO GUETO DE LODZ


O Instituto Shem Olam para a Educação, Documentação e Pesquisa sobre a Fé e o Holocausto recebeu um amuleto com uma dedicatória de um filho para sua mãe, que sobreviveu ao Holocausto.

“Com amor para a mãe, de Avram. Lodz Ghetto. Março de 1943,” escreveu o filho no amuleto, que foi montado a partir de duas moedas antigas.

Avram também fez um desenho do gueto, que inclui a cerca ao redor, a torre de guarda e a ponte que dividia o gueto em dois.

As letras LW, acredita-se serem as iniciais do nome da mãe, também foram esculpidas no amuleto.

amuleto de filho para mãe judia holocausto

The amulet, dated 1943 (Photo courtesy of The Shem Olam Institute)

O amuleto foi encontrado nas ruínas do gueto por um homem polonês que não tinha conhecimento do valor histórico de sua descoberta. Após mais de 70 anos, o amuleto finalmente encontrou seu caminho no instituto, através dos herdeiros de Finder.

O amuleto devia estar no gueto, em março 1943, e foi dado como um presente de um filho para sua mãe para que ela pudesse ter uma lembrança dele. Ele foi enviado para um campo de extermínio.

A instituição acredita, ainda, que o resto dos membros da família, que incluía o pai e vários outros irmãos que foram forçados a realizar trabalho escravo, foram enviados para o campo de extermínio, em 1942, antes da gravação do amuleto.

Tanto o filho quanto a mãe, de acordo com pesquisa do instituto, foram enviados para o campo de extermínio, em 1944, e foram mortos no mesmo ano – cerca de um ano após o amuleto ter sido gravado com a dedicatória.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Lodz hospedou o segundo maior gueto judeu. Mais de 200.000 judeus dizem ter passado por esse gueto, muitos indo mais tarde para o famoso campo de extermínio de Auschwitz. Apenas 10 mil teriam sobrevivido. Sábado passado marcou 70 anos desde a liquidação do gueto.

“A descoberta emocionante fala de uma história de amor entre um filho e sua mãe, disse o rabino Avraham Dr. Krieger, diretor do Shem Olam, Instituto de Estudos do Holocausto.”

Fonte: Rua Judaica 05 de setembro de 2014

Um comentário sobre “ACHADO AMULETO DE FILHO PARA MÃE NO GUETO DE LODZ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s