Moralidade X Justiça


D’us não é contra a moralidade! Ele não repreende os israelitas, em Ieshaiáhu/Isaías 64:05 (Bíblia Sêfer), devido à moralidade deles. Repreende-os porque estão tentando substituir a justiça pela moralidade.
Você pode não ser contra uvas de plástico! Pode até achá-las muito atraentes quando num arranjo ornamental. Há um lugar para as frutas de plástico, e algumas das imitações no mercado são bem convincentes. Mas quando alguém adiciona uvas plásticas numa salada de frutas, esteja certo de que serão um desapontamento e um mau gosto. Elas não substituem de modo algum a fruta real.

uvas

D’us não é contra a moralidade! Se você estiver vivendo uma vida moral, ficará livre da cadeia. Não transformará seu cérebro num mingau de aveia. Haverá de manter-se melhor num emprego. Sua reputação e conceito na comunidade melhorará. Os que estão ao seu redor não sofrerão os efeitos de um comportamento imoral de sua parte. A moralidade tem algumas vantagens genuínas, não há dúvida. Mas D’us repreende Seu povo com base na premissa de que a moralidade nunca é um substituto para a justiça.
“Muitos que se chamam religiosos são meros moralistas humanos.” Ellen Gould White. Note que isto não está descrevendo os que se chamam moralistas humanos. Está descrevendo aqueles que se intitulam crentes no Eterno, mas que não o são.

oculos anti pecado
Óculos anti-pecado.

Muitas pessoas aperfeiçoaram uma religião baseadas somente em moralidade, são vítimas da moralidade como substituto da justiça. Eles tocam seu próprio tambor moral. Recitam para D’us uma lista de atos que sentem recomendá-los aos Céus. Baseiam sua segurança no fato de que não praticam o que os pecadores fazem. São comportamentistas.
O grande problema é que a moralidade não só fracassa em torná-los justos, mas, na verdade, pode afastá-los da genuína justiça.

D’us não é contra a moralidade!

“A educação, a cultura, o exercício da vontade, o esforço humano, todos têm sua devida esfera de ação, mas neste caso são impotentes. Poderão levar a um procedimento exteriormente correto, mas não podem mudar o coração.” idem

coração

Não devemos descartar a moralidade; precisamos, porém, compreendê-la apropriadamente. Moralidade é resultado da verdadeira emuná/fé. Não é a causa da fé. Nunca será uma causa. O crente genuíno será uma pessoa moral. Ao buscar genuína justiça, jamais precisaremos temer que a moralidade fique de fora. E possível ter bondade exterior somente, mas nunca é possível ter bondade interna sozinha. Quando o coração é mudado, o resultado inevitável será uma mudança de comportamento. A emuná sempre fará você moral.

“Se o amor de D’us habita em nós, nossos sentimentos, nossos pensamentos, nossas ações estão em harmonia com a vontade de D’us tal como se expressa nos preceitos de Sua santa lei.” idem

D’us não é contra a moralidade! Mas Ele nos adverte contra a aceitação da moralidade como um substituto para a emuná. Ele nos convida para, em vez disso, aceitar a justiça divina (Ieshaiáhu/Isaias 53:10), livremente concedida a todos que vão a D’us por Ele.

Adaptado de Venden por Herança Judaica

Anúncios

2 comentários sobre “Moralidade X Justiça

  1. Jovem!
    Você acerta nos dois pontos: inconsciência e hipocrisia!
    Muitos agem daquela forma por realmente não enxergarem. Outros, muitos outros, por pura conveniência. Isso pelo fato de a Escala de Valores estar prostituída e as aparências serem tão importantes. Ambos os extremos precisariam deixar de existir para que fosse alcançada a tão desejada harmonia (sim, ainda precisamos usar o verbo nesse tempo).
    Mas não é bem isso o que desejam os escravagistas.
    Continuemos tentando, ora!
    Abraço.
    Fausto.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s