Você é pecador porque peca ou peca porque é pecador?


Primeiramente precisamos definir o que é chet/pecado.

Jornal Nacional

A palavra pecado não aparece no Jornal Nacional com Willian Bonner dizendo:

– O índice de pecadores tem aumentando ou diminuído na região tal…

A Patricia Poeta não noticia:

– Novos pecados tem sido descobertos por especialistas!

Em realidade chega a ser cômico quando alguém fala em não fazer algo porque é pecado, nossa sociedade vê como ridículo esse pensamento.
No entanto, não é por isso que o pecado tem diminuído ou tenha desaparecido, ele está bem presente e suas consequências estão, sim, nos noticiários; crimes, corrupção, guerras, rumores de guerras, diminuição do amor e aumento de crimes hediondos, filhos matando os pais, etc. não preciso repetir toda a dor que o pecado ocasiona.

Mas, afinal, o que é pecado?

“Pecado é a intenção e a ação do ser humano viver independente de D’us”.

Em outras palavras, chet/pecado é a intenção da pessoa viver por seus próprios princípios independente do que D’us tenha a dizer ou não, é querer ser D’us de si mesma, é a auto-idolatria, é a religião do faça você mesmo.

Como seres humanos, temos pelo menos duas coisas em comum.

Primeiro, nascemos. Segundo, nascemos pecadores. Nosso problema de pecado começou por ocasião do nascimento, pois nascemos separados de D’us.
Às vezes as pessoas têm problemas com esta verdade. Olham um bebezinho recém-nascido, e dizem:

“Como pode uma coisinha dessas, um ser assim tão vulnerável ser pecador?”

Mas poucos têm problema em aceitar o fato de que um recém-nascido é altamente egoísta! Não quer nem saber se a mamãe está cansada ou o papai tem que trabalhar amanhã. Se o bebê deseja ser alimentado ou limpo, ou entretido, terá meios de fazer com que se saiba disso. Um bebê é inteiramente egoísta. Nascer neste mundo é uma experiência trágica!

pecado 2

O pecado é a herança dos filhos. O pecado nos separou de D’us. Exagero? Olhe o mundo e veja as desgraças que fazemos, olhe nosso país, quanta corrupção, analise sua cidade e seu bairro, estamos melhorando? Veja sua casa, sua família, enfim, seu coração, o que você encontra? Pecado, pecado e pecado.

O modo como encaramos o que é justiça e o que é pecado pode representar a fenda na calçada que, posteriormente, torna-se o Grand Canyon. A inclinação “para o bem” e “para o mal”, “ietser tov” e “ietser rá” tornou-se uma condição de nascimento a partir de nossos primeiros pais com o rompimento de seu relacionamento com o Eterno conforme a Torá nos ensina.

Pecado é algo mais do que comportamento. Somos pecadores por nascimento; somos pecadores por natureza. Nossa natureza é que é perversa; nossas más ações representam somente o resultado.

pecado

No livro Tehillim/Salmo 58:4(1) diz:

“Desde o nascimento se rebelaram os ímpios e se desviaram do caminho certo os mentirosos.”

Ainda:

“Pois não há sinceridade em seus lábios e só traição em seu coração. Suas gargantas parecem sepulcros abertos e suas línguas são falsamente aduladoras.” Tehillim/Salmo 05:10

Certa vez um escorpião desejava atravessar o rio. Ele encontrou uma rã junto à margem e pediu que lhe desse uma carona sobre suas costas.
– Oh! não!” disse a rã.
– Se eu lhe deixasse subir às minhas costas, você iria ferroar-me e eu morreria.
– Por que iria eu fazê-lo? Perguntou o escorpião.
– Se eu aferroasse e lhe causasse a morte, então nós dois iríamos nos afogar, e eu jamais conseguiria atravessar o rio.
Bem, o argumento do escorpião parecia ser lógico para a rã; e, assim, ela permitiu que lhe subisse às costas. Passou então a nadar através do rio.
Mais ou menos na metade do trajeto, o escorpião a ferroou. E, ao soltar seu último alento, a rã ainda disse:
– Por que fez isso? Agora nós dois vamos morrer! O escorpião respondeu com tristeza: – ‘Eu sei, mas não pude evitá-lo. É minha natureza.

Este é o dilema da raça humana. Nossa natureza é caída. Não podemos evitá-lo. Mesmo reconhecendo que nos estamos destruindo, descobrimos que somos incapazes de parar de pecar, pois nossa natureza é que é má.

coracao

Devido ao fato de nosso problema de pecado ir mais fundo do que simplesmente fazer coisas erradas, visto sermos pecadores desde o momento em que nascemos neste mundo de pecado, então a resposta para o problema do pecado deve ir mais fundo do que comportamento. D’us Se propõe começar tudo de novo.

Ele nos oferece um novo nascimento, com uma natureza totalmente nova, nos tempos do Mashiach D’us irá submeter a inclinação para o mal ao Seu “Shechiná”, a presença do Ruach ha Kodesh na vida do crente e por fim o destruirá.

A tradição judaica nos ensina sobre a “shemitot”, que significa “períodos sabáticos” que seriam ciclos da história da humanidade, no Talmud se fala sobre a Era Messiânica, onde se diz que o mundo durará 6.000 anos, o primeiro ciclo de 2000 anos foi regido pelo caos, desordem e idolatria do homem primitivo.

Logo após inicia-se um novo ciclo de mais 2000 quando D’us Se revela através da Torá que é seguido por mais um ciclo de 2000 anos regido pelos ensinamentos do Mashiach que teriam que se espalhar pelo mundo todo e em seguida haverá um período de 1000 anos de repouso, um milênio, que não haverá atividade na Terra, completando 7000 anos e finalmente a restauração final onde o homem não terá inclinação para o mal, voltando a origem da humanidade antes do chet/pecado.

Estejam esses cálculos certos ou errados, o fato é que o pecado tem atrapalhado muito nossa vida, porém, tudo parece indicar que vivemos exatamente no último ciclo de 2000 anos e o convite é oferecido a Israel e através do Mashiach a toda humanidade:

“Aproximam-se os dias – diz o Eterno – quando estabelecerei um novo pacto com a Casa de Israel e com a Casa de Judá. Não será como o que estabeleci com seus pais, no dia em que os tomei pela mão para retirá-los do Egito, pois violaram Minha aliança, embora eu fosse seu Deus – diz o Eterno…farei com que internalizem Minha Torá em todo o seu ser e a gravarei em seu coração; serei seu Deus e eles serão Meu povo…” Irmiáhu/Jeremias 31:30 a 32

(1) Usamos neste artigo somente a versão Bíblia Hebraica Sêfer

Adaptado de Venden por Herança Judaica

Anúncios