APÓS 50 ANOS BÍBLIA JUDAICA INFANTIL EM ALEMÃO


Nuvens num céu azul, o sol espreita atrás delas, e um arco-íris brilha. Hipopótamos, elefantes, zebras empinam em pares para um navio laranja: a Arca de Noé está na capa da primeira bíblia judaica para crianças, em alemão, nos últimos 50 anos.

Durante muito tempo, a tradição de publicar uma Bíblia judaica em alemão para as escolas e jardins de infância parecia ter caído no esquecimento. A última foi publicada por Abrascha Stutschinsky, em 1964.

arca de noé 3

Germany Gets First Jewish Bible for Kids in 50 Years

Mas os autores Hanna Liss e Bruno Landthaler têm brincado com a escrita de histórias da Torah para crianças em alemão, desde 2002. O casal havia procurado uma Bíblia que eles pudessem ler para os seus três filhos, mas mesmo os seus filhos frequentando uma escola judaica, não encontraram textos da Torah em alemão para eles. Então, eles criaram os seus.

“Nós tivemos de olho no Rashi, o grande intérprete medieval da Bíblia”, diz Landthaler, que estudou judaísmo e Teologia judaica. Liss, sua esposa, é uma professora de Bíblia e Estudos Bíblicos Judaicos da Universidade de Heidelberg. Ela interpretou as outras partes, Landthaler acrescenta.

Inicialmente, a Bíblia foi projetada para crianças entre 6 e 14 anos de idade. No entanto, inclui explicações suplementares para os adultos porque, como salienta Landthaler, os pais devem ler os textos também, e não apenas basear seu conhecimento sobre o que eles aprenderam em sinagogas.

“É importante que os textos bíblicos alemães estejam disponíveis, porque as comunidades judaicas na Alemanha estão crescendo”, diz Landthaler. De acordo com o Comitê Judaico Americano, Berlim tem o mais rápido crescimento da comunidade judaica do mundo. O governo de Berlim diz que mais de 10 mil judeus vivem hoje na cidade.

bíblia judaica 2
ISAAC BLESSES JACOB Copyright Darius Gilmont 2014

Gesa Ederberg, uma rabina em movimento conservador judaico de Berlim, está apenas esperando a Bíblia sair, diz Landthaler. Vários professores de educação religiosa lecionada em alemão também estão trabalhando com seus textos, que já foram publicados on-line.

As fotos coloridas que acompanham cada parasha (porção) da nova Bíblia tem sido criadas pelo artista israelense Darius Gilmont, um pintor de 50 anos, natural de Londres, e um morador de Tel Aviv, há 20 anos, que usou aquarelas para ilustrar todos os textos. Pintou-os de uma maneira fresca e leve, com cores vivas, diz ele, porque ele queria espelhar a riqueza do mundo.

“Todo artista pinta menos o que ele vê de fora, e mais as paisagens interiores”, explica Gilmont. Ele acha extraordinário que a Alemanha tenha uma crescente e vibrante comunidade judaica.

bíblia judaica 3
JOSEPH’S BROTHERS SELL HIM INTO SLAVERY Copyright Darius Gilmont 2014

Gilmont produziu uma grande quantidade de obras de arte com temas religiosos. Ele foi inspirado por uma visita, há muito tempo pelo Sinai, o que o levou a pintar cenas históricas bíblicas. Seu próximo projeto será o de produzir obras de arte para uma Hagadá, o que ele chama de um projeto de ilustração clássica para qualquer artista judeu.

O primeiro livro será publicado em alemão, em abril, sob o título “Bereschit – Am Anfang”. Ele constitui a primeira de uma série de cinco partes chamado “Diga para seus filhos”, que tem um volume para cada livro do Antigo Testamento, cada um nomeado usando seus títulos hebraicos tradicionais.

bíblia judaica 4
JACOB AND ESAU Copyright Darius Gilmont 2014

O segundo volume, “Schemot – Nomes” será publicado no Outono de 2014, o terceiro, “Vahikra – Ele chamou”, está programado para a primavera de 2015, o quarto, “Bamidbar – No deserto” sai no Outono de 2015; e o quinto “Devarim – Palavras” será publicado na Primavera de 2016.

Fonte Rua Judaica de 21 de março de 2014

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s