Judeus e Adventistas testemunham do sábado durante prova


Brasília, DF … [ASN] Durante todo esse sábado, dia 8 de novembro, quase 70 mil jovens farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) depois do horário do pôr-do-sol. Grande parte é membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia, mas há também judeus ortodoxos no grupo, que respeitam o sábado como dia especial de adoração a Deus. Na hora de dar entrevistas, muitos disseram que esperariam várias horas para fazer a prova por acreditar na guarda do sábado bíblico.
Adventistas-testemunham-do-sabado-durante-prova-290x220

Jovem no Espírito Santo fala à reportagem de uma TV local . Grupo do qual ele faz parte chegou antes do meio-dia ao local da prova.

Desde 2009, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pela prova, garante atendimento com horário diferenciado para quem faz essa observação na hora de se inscrever para a prova. Alguns problemas pontuais ocorridos esse ano, com gente que alegou ter tido problemas na hora dessa inscrição diferenciada, foram solucionados depois de uma intervenção da Assessoria Jurídica da sede sul-americana adventista (Divisão Sul-Americana). “Todos os jovens que tiveram problemas e que entraram em contato antecipado com o INEP ou que ingressaram com ações tiveram o direito garantido de fazer a prova após o pôr do sol. O presidente do INEP e o ministro da Educação foram sensíveis ao pleito dos adventistas. Graças a Deus estamos conseguindo com que os jovens tenham direito ao confinamento também nessas situações”, comenta o advogado Vanderlei Vianna.

Mesmo com as dificuldades de passar várias horas em confinamento até fazer a prova em horário especial, os adventistas não perderam a oportunidade de testemunhar.

Veja reportagens em várias partes do Brasil com o testemunho dos jovens que fizeram a prova ou em que houve citação da questão da guarda do sábado. [Equipe ASN, Felipe Lemos]

Espírito Santo – http://adv.st/1AGUVBC

Santa Catarina – http://adv.st/1uKYtPP

Sul de Minas Gerais – http://adv.st/1GBHmUv

Acre – http://adv.st/1zCFdWA

Amapá – http://adv.st/1GBHuDt

Rio Grande do Norte – http://adv.st/1tMEmxJ

Anúncios