Qual o sentido da palavra “Filho” aplicada aos Reis de Israel e ao Mashiach?


O Mashiach de Israel está associado, por profecia, a função de Rei de Israel, pois deveria ser da tribo de Judá e descendente do Rei Davi.

Reis de israel 1

                “O poder não será tirado de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha a Shiló, e a ele a reunião de povos seguirá.” Bereshit/Gênesis 49:10 – Bíblia Sêfer.   Qualquer pessoa que pretendesse tal posição deveria cumprir este requisito.

ISRAEL MAPA

                   É interessante notar que Israel foi designado pelo Eterno como Seu FILHO:

“E dirás ao Faraó> Assim diz o Eterno. Israel é meu filho, meu primogênito, e Eu disse para ti. Envia Meu filho para que Me sirva…” Shemot/Êxodo 04:22.

Davi Rei

                O Mashiach que deveria corporificar a todo o Israel seria designado FILHO de D’us conforme eram designados os reis de Israel:

“Escolhi David, Meu servo, e com meu sagrado óleo o ungi. Minha mão lhe será sempre amparo e Meu braço o fortalecerá… Ele me invocará dizendo: És meu Pai, meu Deus, a rocha de minha salvação!”  eu o constituirei Meu primogênito, supremo sobre todos os reis da terra.”    Tehillim/Salmo 89:21-28… Bíblia Sêfer.

                 Os próprios sábios judeus declaram:

Soncino

                “O Santo, bendito seja Ele, disse a Moisés: Assim como fiz de Jacó Meu primogênito, pois diz: Israel é Meu filho, Meu primogênito, assim Eu farei do Rei Messias um primogênito, como é dito: Também o designarei primogênito, veja Tehillim, Salmo 89:28.” – Midrash Rabbah, sobre Êxodo cap. 19, seç. 7 (pp. 237, 238 da edição de Soncino de 1961)

                Sendo assim, os reis de Israel eram empossados na condição de FILHOS reais em uma relação especial com D’us e totalmente diferente dos demais reis das nações.

                Quando da coroação, aquele que seria coroado mudava de status, D’us passava a ser seu Pai e o rei tornava-se FILHO o PRIMOGÊNITO.

tehilim salmo

                    O Salmo 2 é reconhecido como um cântico de coração dos reis de Israel e ali o Rei é apresentado como sendo “gerado por D’us”:

“Proclamarei o que me disse o Eterno: ‘Tu és Meu filho, hoje te gerei. Pede-Me e te darei os povos como herança, e os confins da terra como possessão. Com um cetro de ferro os esmagarás como um vaso de barro os estilhaçará…”

vs 07 a 09.

 soncino Talmud

                O registro talmúdico declara: “  Nossos rabinos ensinaram, o Santo, bendito seja Ele, dirá ao Messias, o filho de Davi (revele-se ele rapidamente em nossos dias!). “Peça de Mim algo, e Eu lho concederei, como é dito, falarei do decreto… este dia tenho te gerado… Sukkah, 52ª (p. 247 da edição Soncino de 1938).

                Voltando um pouco ao contexto anterior do Salmo 2:01, 02, lemos:

“Por que se reuniram povos e em vão murmuram nações? Os reis da terra se posicionaram com os líderes que,  secretamente, conspiram contra o Eterno e Seu ungido…”

                   De quem se está falando neste verso?

                “Contra D’us e Seu Messias’ como é dito, Por que se amotinam as nações, e os povos tramam em vão, …’ Abodah Zarah 3b (p. 9 da edição Soncino, edição de 1935).

                 Em Divrê Haiamim Alef, I Crônicas 17:11 a 13, quando o Eterno fez a promessa ao Rei Davi de um sucessor ao seu trono foi dito o seguinte:

“Eu lhe serei como um pai e ele Me será como um filho.”

Miriam Maria

                “No sexto mês, o anjo Gavri’el foi enviado por Deus a uma cidade da Galil chamada Natzeret, a uma virgem, noiva de um homem chamado Yosef, da casa de David. O nome da virgem era Miryam. Aproximando-se dela, o anjo disse:

                 –  “Shalom, favorecida!” Adonai está com você!”.

Ela ficou profundamente perturbada com as palavras dele e pensou sobre o significado dessa saudação. O anjo lhe disse:

–  “Não tenha medo, Miryam; você foi favorecida por Deus! Veja: você engravidará e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Yeshua. Ele será grande, e será chamado Filho de Há’Elyon. Adonai, Deus, lhe dará o trono de seu antepassado David, e ele reinará para sempre sobre a casa de Ya’akov – seu Reino não terá fim”

– “Como isso pode acontecer se sou virgem? Miryamn perguntou ao anjo. O anjo respondeu:

“O Ruach HaKodesh virá sobre você, e o poder de Há’Elyon a cobrirá. Por isso, a criança santa nascida de você será chamada Filho de Deus.” Lucas 01:26 a 35. – B’rit Hadashah – Bíblia Judaica Completa, Ed. Vida.

              A palavra FILHO é um título messiânico e não uma condição que implica derivação ou geração no sentido aplicado aos filhos dos homens, mas ao Rei o Mashiach vindouro. Tanto assim, que Shaul/Paulo escreveu:

“…com respeito ao Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi e foi DESIGNADO Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos…” Rom. 01:03 e 04, RA. 

Autoria: Wladimir, coordenador da Revista Virtural da Herança Judaica

