MOEDAS DE OURO MILENARES ACHADAS NO MAR DE CESAREIA


Pelo menos duas mil moedas de ouro de mais de mil anos foram encontradas por acaso, no fundo do mar da cidade de Cesareia, em Israel. A Autoridade de Antiguidades do país divulgou a descoberta nesta terça-feira e acredita que este seja o tesouro numismático mais importante já encontrado em Israel. Os membros de um clube de mergulho fizeram a descoberta de algumas moedas por acaso, depois que tempestades revolveram o fundo do mar do antigo porto de Cesareia.

Description: http://www.cafetorah.com/portal/sites/default/files/styles/340x200/public/field/image/2000-moedas-de-ouro.jpg?itok=6yqOljNp

Avisados, mergulhadores da Autoridade de Antiguidades voltaram ao ponto onde o tesouro foi encontrado, munidos de detectores de metais, e acharam seis quilos de moedas. As moedas encontradas são de dinares, meio dinar e um quarto de dinar, sendo a mais antiga cunhada em Palermo, na Sicília, na segunda metade do século IX. Muitas moedas remontam a dois califas fatímidas que reinaram do fim do século X ao primeiro terço do século XI em um território que cobre grande parte da África do Norte, Sicília e parte do Oriente Médio. Na época, Cesareia era um importante porto comercial.

Fonte: Rua Judaica 20 de fevereiro de 2015

Anúncios