MORREU AOS 74 ANOS UM DOS “GÊMEOS DE MENGELE”


Faleceu aos 74 anos de idade o sobrevivente do Holocausto, Menachem Bodner – conhecido como um dos gêmeos de Mengele, em quem o médico nazista realizou seus cruéis experimentos, depois de uma jornada pessoal extraordinária em que descobriu seu verdadeiro nome, os parentes que nunca conheceu e a identidades de seus pais.

Bodner, prisioneiro A7733 de Auschwitz, começou a procurar por seu irmão gêmeo Jeno (“Jolli”). A pesquisa, que o Ynet seguiu ao longo dos últimos dois anos, avançou com a ajuda da genealogista Ayana KimRon, que assumiu a missão de localizar raízes perdidas de Bodner.

A busca resultou em muitas revelações sobre a vida de Bodner. Ele nasceu na área de Mukacheve, nas montanhas Carpathian da Hungria. Há três semanas, ele retornou ao campo de extermínio nazista de Auschwitz-Birkenau para uma cerimônia de comemoração do 70º aniversário de sua libertação pelo Exército Vermelho, quando ele tinha quatro anos de idade. Após retornar da cerimônia, Bodner teve um acidente vascular cerebral grave, e morreu em um hospital.

Description: Menachem Bodner's parents, whose identity was unknown for decades
Parentes de Bodner que ele desconhecia

A jornada de Bodner em busca de suas raízes começou em uma página no Facebook com o título “Auschwitz em busca de seu irmão gêmeo Jeno, A7734”, que entrou em operação em abril de 2013. KimRon contatou Bodner depois de ver a página; Após uma extensa pesquisa através de documentos e verificação cruzada, ela descobriu uma verdadeira informação sobre a identidade do Bodner.

“Lembrei-me de ser chamado de Mendeleh, e eu sei que o meu irmão gêmeo também sobreviveu”, disse Bodner ao Ynet, em abril de 2013. “Minha esposa insistiu para procurá-lo, mas eu não sabia por onde começar. Eu disse a ela que eu não tinha nenhuma pista – que eu nem sabia quem eu era”. Ele disse que os detalhes que ele tinha sobre seu passado eram poucos e confusos – meros fragmentos de memórias da infância e pesadelos terríveis.

No dia do seu casamento, Bodner revelou que seu pai lhe disse que ele foi adotado. “Ele disse que me conheceu no dia em que os nazistas deixaram o campo. Eu saí do meu esconderijo em uma barraca e perguntei se ele seria o meu pai, e o estranho, que tinha perdido tudo o que tinha, mesmo assim decidiu levar-me com ele. Ele me pegou. Eu me lembro de um flash de luz brilhante, e eu saí para a luz. Eu me lembro de uma parede de pedra parcialmente destruída.”

Graças à investigação de KimRon, Bodner encontrou parentes que vivem em Israel. A história dele foi mostrada por meios de comunicação, o que levou a uma oferta de ajuda de uma empresa norte-americana especializada em testes de DNA. Os resultados revelaram primos que vivem nos Estados Unidos, que forneceram imagens dos pais de Bodner, cujos rostos não conseguia se lembrar de seu tempo em Auschwitz.

“Descobrir de repente que você tem 70 pessoas, talvez mais, que são a família me faz feliz”, disse Bodner ao Ynet, há dois anos. “As pessoas perguntam de mim, eu falo com elas, e nós felizmente ficamos juntos.”

Description: Bodner with KimRon last month marking 70 years since the liberation of Auschwitz
O falecido sobrevivente com a pesquisadora israelense em Auschwitz

“Eu perdi um companheiro e um homem amado. Nós vivemos um longo caminho juntos, e tínhamos muitas realizações”, disse KimRon, que acompanhou Bodner em sua caçada por respostas. “Me traz grande dor que não conseguimos encontrar o irmão perdido, que Menachem acreditava ainda estar vivo.”

O genealogista disse que Bodner tem parentes haredim e, depois que ela ajudou a encontrá-los, eles foram capazes de estar presentes para recitar o Kadish. “Se há alguma coisa para nos confortar esta noite, é o conhecimento de que fizemos tudo o que podíamos.”

 Fonte Rua Judaica 27/02/2015

