MORRE HERÓI POLONÊS QUE SALVOU JUDEUS




Os presidentes da Alemanha e da Polônia foram ao funeral de Wladyslaw Bartoszewski, um sobrevivente de Auschwitz e duas vezes ministro das Relações Exteriores polonês, que morreu no mês passado aos 93 anos.

“Um ex-prisioneiro de Auschwitz e prisões stalinistas, ele transmitiu a verdade sobre crimes realizados pelo totalitário Hitler e pelos regimes stalinistas”, disse o presidente polonês Bronislaw Komorowski no funeral em Varsóvia. Ele fez uma homenagem à coragem e patriotismo de Bartoszewski, enquanto o presidente alemão Joachim Gauck disse que “nós damos adeus a um amigo.”


“Como alemães, nós damos adeus a um homem que estendeu a mão para nós num momento em que esse gesto foi recebido com fortes reservas de ambos os povos dos nossos países”, disse Gauck.

Considerado uma autoridade moral na Polônia, ele passou toda sua vida tentando derrubar as terríveis divisões entre judeus, poloneses e alemães que a Segunda Guerra Mundial tinha criado.

Rabino-chefe da Polônia, Michael Schudrich, que participou do funeral ao lado de sacerdotes católicos e protestantes, recitou a oração do Kaddish antes do enterro do Bartoszewski.

Bartoszewski ajudou judeus durante a Segunda Guerra Mundial, pelo qual recebeu a honra do título de Justo entre as Nações, uma condecoração concedida pelo Yad Vashem Holocaust Memorial para os não-judeus que arriscaram suas vidas para salvar judeus durante o Holocausto.

Ele foi mantido prisioneiro no campo de extermínio de Auschwitz por causa de sua resistência durante a guerra e lutou contra os nazistas durante a malfadada Insurreição de Varsóvia, de 1944, um dos episódios mais sangrentos da guerra.

Mais tarde, ele foi preso pelo regime comunista do pós-guerra da Polônia antes de se tornar o principal diplomata do país, após o colapso da União Soviética.

Bartoszewski começou sua carreira diplomática na idade de 68 anos como embaixador da Polônia na Áustria, antes de servir como ministro estrangeiro de 1995 a 2000-2001.

Fonte: Rua Judaica 08/05/2015

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s