JUDEU INGLÊS FINANCIOU O SALVAMENTO DE 2.000 FAMÍLIAS CRISTÃS SOB AMEAÇA DO EI



Um homem judeu do Reino Unido está financiando o resgate de até 2.000 famílias cristãs sob ataques dos terroristas do Estado Islâmico no Iraque e Síria, para mostrar sua gratidão aos cristãos que salvaram muitos judeus na perseguição nazista, relatou o The Independent,  na terça-feira passada.

O projeto de reassentamento, chamado Operation Safe Haven, organizou na semana passada o vôo de 150 cristãos sírios para a Polônia, onde eles vão se refugiar. O grupo tem como objetivo fornecer 12-18 meses de suporte pago para os refugiados, de acordo com o The Independent.

O homem por trás do projeto é o Senhor Weidenfeld, 94 anos, um ex-editor que disse que tem “uma dívida para pagar” aos cristãos, porque eles forneceram alimentos e roupas a ele quando era criança, e o ajudaram a chegar na Grã-Bretanha depois que ele fugiu da Áustria ocupada pelos nazistas. Em 1938, um ano antes do início da II Guerra Mundial, ele chegou na Grã-Bretanha de trem, como parte do esforço de resgate Kindertransport que trouxe milhares de crianças judias refugiadas para o Reino Unido.

“Eu tinha uma dívida para pagar. Ela se aplica aos jovens que estavam no Kindertransports”, disse ele. “Foram os Quakers e outras denominações cristãs que trouxeram as crianças para a Inglaterra.”

“Foi uma operação de mente elevada e nós, judeus, devemos também ser gratos e fazer algo para os cristãos em vias de extinção”, acrescentou.

O senhor Weidenfeld disse que espera repetir o trabalho de  Sir Nicholas Winton, que organizou comboios Kindertransport que salvaram 669 jovens da Tchecoslováquia ocupada pelos nazistas. O famoso personagem humanitário morreu em 1 de julho.

A Operação Safe Haven tem enfrentado críticas por sua exclusão dos muçulmanos, que também foram perseguidos e forçados a deixar suas casas pelo ISIS.

O senhor Weidenfeld defendeu o foco do projeto sobre os cristãos, dizendo: “Eu não posso salvar o mundo, mas há uma possibilidade muito específica no lado cristão. Deixe que os outros façam o que queiram com os muçulmanos.”

www.ruajudaica.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s