PRIMO DE MICHELE OBAMA SERÁ O PRIMEIRO RABINO-CHEFE NEGRO DOS EUA


O Rabino Capers Funnye de Chicago foi indicado para tornar-se o primeiro “rabino-chefe negro” do século 21 – segundo a Organização Internacional Israelita. Um comunicado da Junta Internacional de Rabinos declarou que Funnye serviria como o “chefe titular de uma comunidade mundial de judeus negros.” Juntamente com os Estados Unidos, a comunidade tem filiais no Caribe, na África do Sul, Uganda e Nigéria. Funnye, um primo da primeira-dama Michelle Obama, deverá assumir oficialmente as suas funções no outono. 

Sua nomeação foi unânime pelos juízes; Funnye concorreu sem oposição. A posição está vaga desde a morte do Rabino Levi ben Levy. Funnye é o líder espiritual da Beth Shalom Bnai Zaken – Congregação Hebraica Etíope e o único rabino preto no Conselho de Rabinos de Chicago. Ele foi ordenado pela Academia Rabínica em Nova York e não por um dos ramos tradicionais judaicos.

Seu objetivo como rabino-chefe é a construção de laços mais estreitos com a comunidade judaica etíope que foi transplantada para Israel, disse o Conselho Internacional Israelita na sua declaração. Funnye se converteu ao judaísmo, segundo o Chicago Tribune informou. Funnye viajou para Israel para se encontrar com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

www.ruajudaica.com

Anúncios