D-s criou o homem e a mulher


DOMINGO

D-s criou o homem e a mulher

            Uma das perguntas recorrentes que têm sido feitas pelos seres humanos é: “De onde vim?” Nos dois primeiros capítulos da Bíblia (e, na verdade, ao longo de toda ela) nos é dada a resposta para essa pergunta que muitos consideram a mais importante que alguém possa fazer. Afinal de contas, somente sabendo de onde viemos é que podemos começar a saber quem somos, por que existimos, como devemos viver, e, no fim, para onde vamos.

Adão e Eva I

            Leia Bereshit [Gênesis] 1 e 2, mas especialmente Bereshit 1:26-28.

            Que grandes diferenças aparecem na criação da humanidade, em contraste com o restante da criação? O que destaca os seres humanos das outras criaturas?

  1. O homem e a mulher foram criados por último. Tinham diante deles toda a criação visível para estudar e cuidar.
  2. O modo divino de criar o homem e a mulher foi diferente daquele pelo qual vieram à existência as outras criaturas. Até esse ponto, a ordem divina tinha sido: יְִהי [Yehi] “Haja” (luz, firmamento, água, peixes, aves, animais, etc.). Então a ordem se transformou numa decisão conjunta: “נֲַעֶשׂה אָָדם – naasse adam – façamos o homem […]” EloHim (HaAv [o Pai], HaBen [o Filho] e o Ruach HaKodesh) – conversaram sobre o assunto para tomar uma decisão. Embora esses dois capítulos tratem da criação da Terra e das criaturas que ela contém, não há dúvida de que o principal enfoque estava na criação da humanidade.
  3. O homem e a mulher foram criados à imagem e semelhança de D-s, algo que não é dito a respeito de nada mais do que foi criado naquela ocasião. Embora o texto não diga o que significa ser criado à imagem e semelhança de D-s, isso deve significar que os seres humanos, de alguma forma, refletem o caráter de seu Criador. Uma vez que temos uma capacidade moral que não é vista em outras criaturas, ser feito à imagem e semelhança de D-s certamente significa que os seres humanos refletem, até certo ponto, o caráter moral de D-s. As borboletas, por exemplo, podem ser belas, mas não se preocupam com questões relativas ao que é certo ou errado.
  4. O homem e a mulher deveriam ter domínio, representar D-s na Terra e governar sobre o restante da criação. Esse chamado necessariamente acarreta responsabilidade. Os seres humanos são apresentados no primeiro capítulo da Bíblia, mas não isoladamente. Existimos, mas dentro de um relacionamento com D-s. Que importância D-s deve ter em nossa vida? Podemos ser realmente “completos” sem Ele? Leia também Atos 77:28.

Estudo Diário

Leitura Chumash Parashat Balac, 1ª Alyá (Números 22:2-22:12 Tehilim [Salmos] 60-65 Leitura Reavivados por sua palavra: Revelação 1 Leitura Anual: Tehilim [Salmos] 78 a 80

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s