Metáforas da Missão


QUINTA FEIRA

Metáforas da Missão

            Missão é a iniciativa divina para salvar a humanidade perdida. O propósito salvador de D-s é motivada por seu amor para com cada um de nós. Não há razão que possa ser mais profunda. D-s enviou o Mashiach com o objetivo de trazer a Yeshuah [Salvação] para o mundo todo. Somente a Bessorá de Yochanan contém mais de 40 declarações sobre a dimensão cósmica do objetivo de Yeshua (ver, por exemplo, Yochanan 3:17; 12:47). Assim como o Mashiach foi enviado por HaShem para salvar o mundo, ele, por sua vez, nos envia como seus talmidim, com as palavras: ““Como o Pai me enviou, eu também os envio” (Yochanan [João] 20:21).

            Leia Mattityahu/Mateus 5: 13, 14. Quais são as duas metáforas usadas para a missão nesses versos, e o que elas representam?

            As metáforas do sal e da luz expressam funções básicas da influência religiosa sobre a humanidade. Enquanto o sal atua internamente, unindo-se à massa com a qual entra em contato, a luz atua externamente, iluminando tudo o que alcança. O termo “Terra”, na metáfora do sal, se refere a homens e mulheres com quem o temente a D-s deve se misturar, enquanto a palavra “mundo”, na metáfora da luz, se refere ao mundo de pessoas em trevas e que precisam de iluminação. Os filhos de Yisra’el foram encorajados a viver à altura das mitzvot que D-s lhes havia concedido. Deveriam ser uma luz, iluminando e atraindo. Deveriam ser “como luz para os goyim” (Yeshayahu [Isaías] 49:6).

judaísmo IV

            Sua existência coletiva, num estado de saúde, prosperidade e lealdade ao Shabat e a outras mitzvot proclamaria às nações vizinhas os poderosos atos divinos de criação e redenção. As nações, observando a prosperidade deles, se chegariam a eles e aprenderiam a ser ensinadas por HaShem. Quando o Mashiach veio, ele também falou sobre o sal, outra maneira de revelar a D-s. Por sua influência, o seu povo deve reprimir a corrupção existente no mundo.

            Os descrentes muitas vezes se abstêm de atos maus por causa de uma conscientização moral proveniente da influência religiosa. Os crentes em D-s e não só exercem uma influência boa sobre o mundo corrompido em virtude de sua presença nele, mas também se misturam com as pessoas para compartilhar a mensagem de Yeshuah [Salvação].

            Como luz e sal, você e sua congregação são boas testemunhas para as pessoas que os cercam? Será que a luz está se apagando, e o sal está perdendo o sabor? Sabendo que a teshuvá deve começar com você, deseja permitir que D-s atue em seu coração?

Estudo Diário

Leitura Chumash Parashat Balac, 5ª Alyá (Números 23:13-23:26) Tehilim [Salmos] 77 – 78 – Leitura Reavivados por sua palavra: Revelação 5 e 6 Leitura Anual: Tehilim [Salmos] 100 a 105

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s