Os Judeus, os Cristãos e o Salmo 110


                Encontrei um artigo interessante de autoria de Andy Nash, na Review[1] que achei muito importante para o contexto de nossa revista virtual, já que tratamos da Herança Judaica, fiz então uma tradução livre, algumas adaptações e acréscimos e por fim te apresento o resultado abaixo.

                Na interpretação bíblica, pode-se estar certo por razões erradas, e errado pelas razões certas. Há uma passagem importante nas Escrituras sobre o qual eu acredito que os cristãos têm sido certos pelas razões erradas, e os judeus têm sido errados pelas razões certas.

                Para os p’rushim/fariseus contemporâneos de Yeshua/Jesus, assim, como para muitos de seus descendentes, os judeus da atualidade, a interpretação sobre o papel do Mashiach é limitada a esta terra, abundando de implicações temporais e políticas, assim, o uso que Ele faz deste Salmo é revolucionária e contraditória ao conceito popular.

                Ele parecia saber de alguma coisa que fugia aos seus ouvintes, Ele propunha uma revisão em na teologia deles sobre esse particular. O conceito predominante, de um Mashiach que exercesse um papel apenas terreno limitava em muito a solução para a revolta de Lúcifer[2] diante de D’us, o problema do pecado neste planeta e a solução definitiva do problema do grande conflito entre o bem e o mal.

                Ao levantar a questão da identidade do Mashiach como “Filho” de David, e aplicando-a a Si mesmo posteriormente, foi ato considerado blasfemo e reputado como tal durante o Seu “julgamento”, sendo uma das principais acusações contra Ele[3].

                Os contemporâneos dEle estavam ligados demais a uma expectativa geopolítica e tinham-se esquecido que o problema do pecado transcendia este planeta e a Palestina, ou talvez não tivessem consciência disso. 

                O Salmo 110 é crucial para a fé cristã, porque a sua interpretação é rastreável ao próprio Yeshua/Jesus e aos talmidim/discípulos[4]. Em uma troca fascinante de ideias com seu próprio povo, Yeshua/Jesus levantou a possibilidade tentadora de que o Mashiach judeu era mais do que humano:

“Então, dirigindo-se ao grupo de p’rushim, Yeshua lhes propôs uma sh’eilah:

Digam-me seu conceito acerca do Messias: de quem ele é filho?

Eles lhe disseram: “de David”.

Ele lhes disse:

Então, como é que David, inspirado pelo Espirito, o chama ‘Senhor’, ao dizer:

‘Adonai disse ao meu Senhor:

Sente-se a meu lado direito,

Até que eu ponha seus inimigos debaixo de seus pés? ’

Se David o chama ‘Senhor’, como ele pode ser seu filho?

Ninguém conseguia pensar em nada para lhe responder. Daquele dia em diante, ninguém mais se atreveu a lhe propor nenhuma sh’eilah. ” Mattityahu/Mateus 22:41-46[5]

O Salmo 110

                Este Salmo escrito por David[6] ocupa um lugar importante na literatura hebraica e transcende seu contexto imediato em direção ao contexto messiânico fazendo uma relação entre o Trono de David e o Rei Messiânico que ocuparia, também, a função sacerdotal tipificada por Malki-Tzedek[7], ou Rei da Justiça, o que pode ser confirmado na apresentação do Mashiach como Rei e Sacerdote em Zehariá/Zacarias 06:13, assunto para ser tocado posteriormente. 

                Estudiosos concluíram que existem paralelos ugaríticos neste Salmo, a proporção chega a 71% a mesma alta porcentagem é encontrada nos Salmos 29 e 93. [8]

                Esta troca de ideias, entre Ele e os fariseus, que “encantou” as multidões (veja Marcos 12:37), não tem sido muito apetecível aos teólogos judeus através dos séculos, em parte, porque os cristãos muitas vezes a apresentam de forma errada. De fato, as nossas traduções da Bíblia podem ter contribuído para o problema.

                Muitas versões da Bíblia traduzem o Salmo 110: 1 como:

                “Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita”[9]. 0, primeiro ”SENHOR” (letras maiúsculas) indica o Eterno enquanto “Senhor” (com minúsculas) indica Adonai; concluindo que ambos são divinos. Em essência, os cristãos trinitários ficam ansiosos por ter explicado este versículo como: D’us [o Pai] diz a D’us [o Filho], “Senta-te à minha direita.”

                Infelizmente isso resultou em que os cristãos fossem tratados pelos judeus como ingênuos e descuidados com as Escrituras. Por Quê? Porque o segundo “Senhor” no versículo 1 não deve, de fato, ser traduzido Adonai (hebraico para Senhor divino), mas “adoni” (hebraico para senhor humano).[10] Este versículo deve ler: “O SENHOR disse ao meu senhor” (NVI) .

                Os nossos amigos judeus têm razão, porém eles também estão errados.

                A Bíblia Hebraica,[11] traduz “adoni” como “rei”, o que apenas enfatiza, como Nash disse acima, o significado de um “Senhor” humano, no entanto, esta versão lança uma luz interessante entre os versos 01 e 05:

Click acima da figura para ampliar

Salmo 110

                Há um outro “Senhor” neste salmo. Ele pode ser encontrado no versículo 5, sentado à mão direita. Ele é o Senhor, Adonai. Mas em cuja mão direita Adonai está sentado? Quem mais é Senhor? E Senhor de que?

                Alguns têm sugerido que no versículo 5 Adonai está sentado à direita de um senhor humano, o que significa que passamos de um ser humano na mão direita do Senhor, Adonai, no versículo 1 a um Adonai divino à mão direita de um ser humano no versículo 5 .

                Embora isso seja possível, deve-se perguntar:

                Será que estes seres podem mudar de alguma forma de assentos? Alguém poderia sentar-se no lugar do Eterno, e Ele ficar a sua direita? Se sim, porquê?

                Além disso, se o “Senhor” (Hashem), do versículo 1 é a mesma figura como o “Senhor” (Adonai) do versículo 5 que é descrito como o “Senhor” que esmagará reis e julgará as nações [versos 5, 6]  Ele o Senhor (Hashem), também tem que beber de um riacho ao longo do caminho (versículo 7)?

                Não faz mais sentido que o senhor (adoni) convidado a sentar-se à destra do Senhor, Adonai, no versículo 1 é o mesmo Senhor (Adonai) sentado à mão direita do Senhor no versículo 5? 

                O que? Como pode um senhor humano sentar à mão direita do Senhor, Adonai, no versículo 1, e um divino Senhor, Adonai, sentar-se à destra do Senhor no versículo 5?

                Aquele que é apresentado, a direita, como humano no verso 01 é apresentado como Divino no verso 05. Como pode ser humano e divino ao mesmo tempo?

click na figura para aumentar

Salmo 110 3

                Há um lembrete cuidadoso da exegese judaica que, ironicamente, torna Salmo 110 ainda mais poderoso do que o que muitos cristãos têm pensado e ensinado. Na verdade, é a natureza humana do “senhor” no versículo 1, que traça uma linha de ligação sobrenatural e apresenta a natureza divina do mesmo “Senhor” no versículo 5[12].

Click na figura para aumentar

Salmo 110 2

                Yeshua/Jesus parece tentar mostrar que o conceito de uma reinstalação monárquica das glórias nacionais de David e Salomão em Eretz Israel através do Mashiach eram inadequadas, pois, a promessa messiânica diz respeito a reinstalação original do Éden perdido e a Jerusalém celestial, o Olan Habá.[13]

                A revelação é surpreendente: Este Messias não partiu apenas da Terra; Ele veio do céu. Ele não é apenas o Filho do homem; Ele é o Filho[14] de D’us. Ele não é só da descendência de David; Ele é a Raiz de Jessé (Apocalipse 22:16).

                Este é precisamente o ponto que Yeshua/Jesus estava enfatizando o tempo todo.[15]

                               

[1] http://www.adventistreview.org/9131532-29

[2] Veja Ieshaiáhu/ Isaias 14:13 e 14, Iehezkel/Ez. 28:12-17, Yochanan/João 08:42, Apoc. 12:07-09, Bereshit/Gên. 03.

[3] Mattityahu/Mateus 26:64

[4] Todo o Salmo 110 é considerado messiânico e é citado ou referido no Novo Testamento mais do que qualquer outra passagem do Tanach, a saber, aqui e em 26:64, Marcos 12:36, Lucas 20:42, Atos 02:34,35, I Cor. 15:25, Efes. 01:20, Colos. 03:01, Hebreus 01:03, 13, 05:06, 10, 06:20, 07:17, 21, 08:01, 10:12, 12:02, I Pedro 03:22. Comentário Judaico do Novo Testamento, David H. Stern, pág. 92.

[5] Bíblia Judaica Completa, Editora Vida.

[6] A B’rit Hadasha confirma sua autoria veja Mat. 22:41045, Marcos 12:35-37, Lucas 20:41-43

[7] Bereshit/Gênesis 14:17-20.

[8] Muitas passagens, antes obscuras, devido ao significado das palavras ter se perdido e ser possível apenas supô-lo, tornaram-se claras e significativas por meio do estudo de equivalentes ugaríticos. Em outros casos, o ugarítico tem confirmado a compreensão tradicional e a tradução do texto que se encontra na Bíblia…as notas sobre esse idioma se baseiam em grande parte na obra pioneira de eruditos que demonstram a influência do ugarítico no estudo dos salmos…” Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, Salmos, pág. 698 e 987.

[9] Edição Almeida Revista e Atualizada.

[10] O “adon” termo hebraico pode significar tanto um senhor humano ou divino Senhor. Mas quando adon aparece com o possessivo “meu” (adoni em hebraico), ele sempre se refere a um senhor humano ou mestre (mesmo anjo), não a Deus (ver, por exemplo, 1 Sam. 29: 8.; 21 Ex: 5; Gen. 18:12; Josué 05:14).

[11] Bíblia Hebraica, Editora Sêfer.

[12] Sobre o Ruach Hakodesh/Espírito Santo veja neste mesmo site:

https://herancajudaica.wordpress.com/2014/09/23/ruach-ha-kodesh-santo-espirito/

[13] Mundo por vir.

[14] Quanto ao significado da palavra “FILHO” aplicada ao Mashiach, acesse neste site:

https://herancajudaica.wordpress.com/2014/11/24/qual-o-sentido-da-palavra-filho-aplicada-aos-reis-de-israel-e-ao-mashiach/

[15] Após Sua ressurreição Ele fez um profundo estudo bíblico sobre o que o Tanach falava sobre o papel do Mashiach. Veja Lucas 24:27,44.

               

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s