O chamado de Avraham


Domingo

                “E Adonai disse a Avram: ‘Saia de seu país, afaste-se de seus parentes e da casa de seu pai, e vá à terra que eu mostrarei a você. Farei de você uma grande nação, eu o abençoarei, engrandecerei seu nome; e você será uma bênção. Abençoarei quem o abençoar; amaldiçoarei quem o amaldiçoar; e por seu intermédio todas as famílias da terra serão abençoadas’”. (Bereshit [Gênesis] 12:1-3). Avram [אברם], cujo nome significava “pai exaltado” e que teve seu nome mudado para Avraham [אברהם], “pai de multidões”, cresceu em Ur, no território que hoje pertence ao Iraque. D-s o chamou para que se separasse do contexto social e espiritual que lhe era familiar e se mudasse para uma terra desconhecida, onde efetuaria nele uma teshuvá [renovação espiritual] no espaço de 100 anos, transformando-o no “pai dos tzadikim”. Em meio a lutas pessoais e familiares, Avraham se tornou um emissário-modelo para vários grupos de pessoas e um líder respeitado que deu testemunho de sua confiança em D-s.

Abraao

  1. Que princípios você pode encontrar em Bereshit [Gênesis] 12:1-3 que podem ser aplicados hoje em dia? O que Avraham experimentou e nós também podemos experimentar em nosso próprio modo de viver? Ver Hebreus 11:8-10.

                O patriarca foi chamado a deixar para trás o passado, dar um passo de confiança, crer no que parecia ser inacreditável e fazer o que D-s o chamava a fazer. Como resultado de sua fidelidade, todas as nações da Terra seriam abençoadas. Muitos de nós somos provados como Avraham foi. Talvez não ouçamos a voz de D-s falando diretamente a nós, mas Ele nos chama pelos ensinos de sua palavra e pelos eventos de sua providência. Talvez seja necessário abandonar uma carreira que promete riqueza e honra; possivelmente tenhamos que deixar relacionamentos agradáveis e vantajosos e nos separar de familiares; talvez tenhamos que entrar no que parece ser apenas uma senda de negação própria, dificuldades e sacrifícios. Mas, se fomos chamados a isso, como podemos recusar?

                Em hebraico, o texto diz literalmente:

click na imagem para aumentar

chamado de Abraão

Anúncios