Avraham, o peregrino


quarta-feira

                Um estudo da vida de Avraham revela que sua confiança incluiu diferentes lutas contra a dúvida e a incredulidade com respeito ao poder de D-s. Os ancestrais de Avraham praticavam avodah zarah (Yehoshua [Y’hoshua] 24:2), e talvez esse contexto explique por que ele nem sempre teve plena confiança no poder de D-s. Duas vezes ele mostrou covardia e pediu que Sarai contasse apenas meia-verdade (Bereshit [Gênesis] 12:11-13; 20:2). Ele riu ( Bereshit 17: 17) quando lhe foi dito que teria um filho com Sarai. Apesar de suas falhas, Avraham ainda assim foi usado por HaShem, porque desejou ser usado por Ele e, dessa forma, HaShem foi capaz de moldar seu caráter. Um dos meios que D-s usou para transformar Avraham num reformador e emissário foram suas muitas peregrinações. o ato de viajar é uma forma de educação.

Abraão o pai da fé

                Ele torna a pessoa aberta a novas ideias e a possibilidades de mudança. As peregrinações para Yerushalayim eram uma parte importante e exigida nos serviços religiosos. As mudanças que os peregrinos experimentavam quando tinham que andar por longas distâncias, dormir em outros lugares, comer comidas diferentes, enfrentar outro clima e conhecer outras pessoas evidenciavam sua vulnerabilidade e, assim, aperfeiçoavam sua confiança. Serviço religioso, com sacrifícios e ofertas, danças e Hallel, ajudavam o povo de D-s a confirmar sua identidade e suas tradições. Nas viagens que fez desde sua terra natal, em Ur, até o local de seu sepultamento, em Hevrom, Avraham visitou pelo menos 15 diferentes áreas geográficas. A maioria dos episódios importantes e de mudança em sua vida estão ligados às suas viagens.

  1. Quais são algumas das lições espirituais que Avraham obteve nos seguintes locais?

Maré, em Sh’khem (Bereshit [Gênesis] 12:6, 7):_______________________

Hevrom (Bereshit 13:18-14:20):____________________________________

Manre (Bereshit 18:1, 20-23):______________________________________

Monte Moriyah (Bereshit 22:1-14):__________________________________

 

Leitura Chumash Parashat Pinchas, 4ª Alyá (Números 27:6-27:23) Tehilim [Salmos] 104 – 105 – Leitura Reavivados por sua palavra:  Revelação 17 e 18 Leitura Anual: Tehilim [Salmos]140 a 144

Anúncios