A saga de Yonah


Shabatt a tarde 

VERSO PARA MEMORIZAR:

“Então Kefa se dirigiu a eles: “Agora eu entendo que verdadeiramente D-s é imparcial; todos os que o temem e fazem o que é certo lhe são aceitáveis, sem importar a qual povo pertencem.” (Atos 10:34, 35).
A saga de Yonah é o relato de um profeta hebreu que atuou muito além de sua zona de conforto. Tendo vivido durante o reinado de Yarov’am [Jeroboão II], cerca de 750 a.e.c. (M’lakhim Bet [2 Reis] 14:25), Yonah é o único profeta do Tanakh, do qual temos conhecimento, que foi diretamente chamado para ser emissário em outro pais. A verdade de que o Criador de todas as nações não pretendia limitar a Yeshuah [Salvação] apenas ao seu povo escolhido é declarada repetidamente no Tanakh, especialmente em Yesha’yahu [Isaías] e em Tehilim [Salmos], embora a teologia Hebréia popular da época de Yonah não aceitasse que também era plano de D-s que os goyim participassem da Yeshuah.

Jonas 4

Mesmo nos tempos da B’rit Hadashá, para os crentes judeus, essa foi uma lição difícil de aprender. Nos quatro capítulos de seu livro, lemos um relato franco da relutante experiência pioneira que Yonah teve como emissário em terras estrangeiras, tanto em seus aspectos positivos quanto negativos. Ali é preservada a atitude interior de uma pessoa, sua reação humana ao chamado de D-s, e também é apresentado um poderoso apelo em favor da necessidade das missões estrangeiras. Emergem do livro algumas diretrizes para os emissários em terras estrangeiras e para as testemunhas que atuam num contexto transcultural, e o livro também indica soluções para algumas das questões e problemas enfrentados pelos emissários modernos.

LEITURA PARASHÁ DA SEMANA

Parashá 44 דברים DEVARIM [Palavras]: Devarim [Deuteronômio] 1.1 – 3.22 Haftará: Yesha’yahu [Isaías] 1.1-27 B’rit Hadashá: Yochanan [João] 15:1-11; Hebreus 3:7 – 4:11; 1 Timóteo 3-17 Tehilim [Salmo] 137

Centro Mundial de Fraternidade Judaico-Adventista Lista de oração 2015
Ore esta semana pelo líder Sergey Gregorev da comunidade judaico-adventista de Haifa, Israel

Anúncios