O Lamento de Yonah


Quinta-feira

Yonah 4: 1-11 confirma que o maior obstáculo para que D-s conseguisse que seu profeta se envolvesse na missão mundial não foi a distância, o vento, os marinheiros, o peixe nem os ninivitas. Foi o próprio profeta. A confiança dos ninivitas contrastou com a incredulidade e o espírito vingativo de Yonah. Ele foi a única pessoa na Bíblia que acusou D-s de ser clemente, misericordioso, tardio em irarse, grande em benignidade, e pronto a desistir de enviar a calamidade. Presume-se que a maioria das pessoas encararia esses aspectos de D-s com gratidão.

“Quando Yonah viu o propósito de D-s de poupar a cidade que, não obstante sua impiedade, tinha sido levada a se arrepender em saco e cinzas, devia ter sido o primeiro a se alegrar com a estupenda graça de D-s; mas ao contrário disso, permitiu que sua mente se demorasse sobre a possibilidade de ser considerado falso profeta. Zeloso por sua reputação, ele perdeu de vista o valor infinitamente maior das pessoas nessa cidade infeliz. A compaixão mostrada por D-s para com os arrependidos ninivitas desgostou Yonah extremamente […] e ficou irado” (Yonah 4:1, Profetas e Reis, p. 271 adaptado).
6. Leia Yonah 4: 10, 11. O que esses versos ensinam sobre o caráter de D-s em contraste com a natureza humana pecaminosa? Por que devemos ficar felizes pelo fato de D-s ser nosso juiz supremo, e não algum ser humano?

Jonas 6

Yonah mostrou sua ira duas vezes no capítulo 4. Ficou irado porque D-s mudou de ideia e salvou os mais de 120 mil habitantes de Ninveh. Também ficou irado porque a planta morreu. Em seu egoísmo, o profeta precisava ordenar corretamente suas prioridades. D-s instruiu Yonah a reconhecer a fraternidade dos seres humanos com base na paternidade divina. O profeta devia aceitar que tanto ele quanto aqueles goyim eram humanos, embora fossem desobedientes. Será que 120 mil pessoas não eram mais importantes que uma planta?

Leitura Chumash Parashat Devarim, 5ª Alyá (Deuteronômio 2:2-2:30) Tehilim [Salmos] 39-43 Leitura Anual: Yeshayahu [Isaías] 1-4

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s