O Profeta Falho


Domingo

1. O que M’Lakhim Bet [2 Reis] 14:25 fala sobre Yonah? Sob que perspectiva ele é apresentado?

No Tanakh, além do livro de Yonah, o profeta é mencionado apenas em mais uma passagem: M’Lakhim Bet [2 Reis] 14:25. Ali ele é honrado como um profeta que predisse que Yisra’el iria recapturar um território tomado pela Síria. Yonah nasceu em Gate-Heter (expressão hebraica que significa “lagar na poça d’água”), uma cidade em Zevulom, no norte de Yisra’el, que ficava a apenas alguns quilômetros de Natzeret. Isso significa que tanto Yeshua quanto Yonah foram profetas de galil, embora separados por um período de cerca de 750 anos.

Jonas 5

2. Leia Yonah 1:1-3, 9-12; 3:3-10; 2:1-9. Que quadro esses versos apresentam sobre Yonah, quanto aos aspectos bons e aos ruins?
Yonah surge como uma estranha mistura de força e fraqueza: teimoso e rebelde, mas disposto a ser ensinado e a obedecer. Ele foi leal a D-s, corajoso, e acreditava no poder da oração, mas também tinha a mente estreita, era egoísta e vingativo. Embora Yonah seja descrito como servo de HaShem em M’Lakhim Bet [2 Reis] 14:25, apresenta uma imagem triste e trágica no livro que traz seu nome. O fato de ele ser descrito de maneira tão franca é uma evidência da integridade e da confiabilidade da Bíblia. A tendência natural e humana de um escritor seria obscurecer e esconder os aspectos menos aceitáveis dos heróis bíblicos. Mas, sob a inspiração do Ruach Elohim, os autores da Bíblia apresentam tanto os aspectos valiosos como os desprezíveis na vida das pessoas para ilustrar a verdade de que, não importa quão fracos e repulsivos tenham sido esses personagens, quando se dispuseram, D-s foi capaz de atuar por meio deles.
Que outros personagens bíblicos D-s usou, apesar de suas falhas de personalidade? Que esperança podemos encontrar no fato de que D-s usou pessoas falhas e defeituosas para trabalhar em Sua obra de proclamar as boas novas a outros?

Leitura Chumash Devarim, 1ª Alyá (Deuteronômio 1:1-1:11) Tehilim [Salmos] 18-22 Leitura Anual: Kohelet [Eclesiastes] 5 a 8

Anúncios