O Profeta Yonah – Conteúdo Adicional


Sexta-feira

“O livro de Yonah é muito significativo para se entender a base bíblica para a missão, porque trata da comissão de D-s para seu povo com relação aos goyim e, assim, serve como passo preparatório para a comissão emissária da B’rit Hadashá. Mas é também importante para se obter um vislumbre da profunda resistência que essa comissão encontra por parte do próprio servo que HaShem escolheu para executar sua obra mundial” (Contemporary Missiology, p. 96).

Jonas a viagem

Perguntas para reflexão 1.

“Na história de Ninveh há uma lição que vocês devem estudar cuidadosamente. […] Devem conhecer seus deveres para com o semelhante, ignorante e corrompido, que necessita de sua ajuda” (Ellen Gould White, Meditações Matinais 2002, p. 17

1. Quais são nossos deveres para com nossos semelhantes?

2. Ashur era uma das superpotências que dominaram o antigo Oriente próximo cerca de 885 a 625 a.e.c. Yisra’el e Yehudá sofreram repetidamente sob seu domínio cruel. Yehu, rei de Yisra’el, foi forçado a pagar tributos ao opressor rei de Ashur [Assíria], Shalman’eser. Yisra’el finalmente caiu ante as forças de Ashur por volta de 722 a.e.c. Não é de admirar que Yonah estivesse relutante em ir a Ninveh, uma das quatro principais cidades de Ashur e centro da adoração a Ishtar, a deusa do amor e da guerra. D-s o havia chamado para visitar a fortaleza espiritual do território inimigo a fim de conclamar os hostis assírios a se arrependerem. Que lições há nessa história a respeito das missões?

3. Como remanescentes podem evitar a pressuposição de que os conselhos e bênçãos de HaShem em áreas como o shabat, a saúde e a educação lhes foram dados para o próprio benefício, e não para benefício dos goyim [das nações]? Leia Revelação 3:17, 18.

4. De que forma as mensagens dos três anjos de Revelação 14:6-12 refletem a mensagem de Yonah para os ninivitas?

5. Algumas pessoas rejeitam automaticamente a história de Yonah, especialmente a parte em que ele fica no ventre do peixe. Que pressuposições fazem com que elas a rejeitem sem pensar duas vezes? E que pressuposições você precisa ter para crer nela?

Leitura Chumash Parashat Devarim, 6ª Alyá (Deuteronômio 2:31-3:14) Tehilim [Salmos] 44-48 Leitura Anual: Yeshayahu [Isaías] 5-7

Anúncios