O Santuário Celestial na Bíblia Hebraica – II – M. Metzger


                Em 1970, M. Metzger publicou um interessante artigo lidando com o local das habitações terrestre e celestial do “Eterno”.[i] Aparentemente, seu principal interesse foi demonstrar que há uma continuidade entre os santuários celestial e terrestre, de modo que é quase impossível traçar uma linha de separação entre os dois. Para Metzger, “santuário celestial e terrestre são apenas dois aspectos de uma mesma ideia. ”[ii] Assim, ele argumentou que “o santuário é o lugar onde os mundos celestial e terrestre se encontram e se interpenetram mutuamente. ”[iii] Em outras palavras, “no santuário a fronteira entre os mundos celestial e terrestre é relativizada. ”[iv]  Entre outros exemplos dessa ideia, Metzger menciona Isaías 6 como retratando tal fusão, uma vez que o trono do “Eterno”, de acordo com sua visão, é projetado da terra para o céu, o Eterno é entendido como habitando em ambos os templos celestial e terrestre ao mesmo tempo.[v]

santuario celestial 2

                O artigo de Metzger contribui com ideias interessantes acerca da íntima relação entre os santuários celestial e terrestre. Entretanto, sua visão de uma fusão indistinta entre esses santuários parece exagerada. A interpretação literalista apresentada por ele do trono do “Eterno” projetando-se entre céu e terra não é corroborada por uma análise detalhada da passagem.[vi] Além disso, deve-se salientar que embora a Bíblia Hebraica entenda os santuários celestial e terrestre como trabalhando em íntima relação, a distinção entre eles é mantida.

Autor: Elias Brasil de Souza – O Santuário Celestial no Antigo Testamento – págs. 19 e 20 – Editora CePlib

[i] M. Metzger, “Himmliche und Irdsche Wohnstatt Jahwes,” UF 2 (1970): 139-58.

[ii] “Himmlisches und irdisches Heilingtum sind hier nur zwei Aspekte desselben Vorstellungskomplexes” (ibid.)

[iii] “Das Heiligtum der Ort ist, an dem die ‘himmlische’ un ‘irdische’ Welt einander begegnen, ja geradezu ainander durchdringem” (ibid., 144).

[iv] “Im Heiligtum die Grenzen zwischen der irdischen um der himmlischen Welt relativiert sind” (ibid., 145).

[v] Ibid., 144-45.

[vi] Vide exegese de Isaías 6 no capítulo 3 desse trabalho.

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2 comentários sobre “O Santuário Celestial na Bíblia Hebraica – II – M. Metzger

  1. Boa noite,Wladimir
    Esta pessoa è sacerdote?se nao è, nao se de meter em coisas de que nao entende e andar a tentar dar opinioes de coisas complicadas para ele.
    Isto dos reinos celestiais,terrestiais e telestiais estao escritos em Doutrina e Convènios desde 1840 sò nao le quem nao quer,està là tudo explicado.
    Embora todas as opinioes sejam importantes,nesta matèria de religiao sò as pessoas inspiradas estao habilitadas a tratar destes assuntos.
    Pessoas de outras religioes mesmo sendo limitadas por sò consultar uma escritura sagrada,teem mais entendimento do que este homem.
    Mas pronto cada um tem a sua ideia e a devemos respeitar.
    Abrs.

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    • Schieder, essa é a opinião dele e precisamos respeitar, quanto as pessoas “limitadas por usar somente a Escritura Sagrada”, não confere com as leis de hermenêutica bíblica:

      1º A Bíblia é sua própria interprete.
      2º Uma passagem da Bíblia lança luz sobre outra passagem.
      3º Não coloque suas ideias ou de quem quer que seja sobre a Bíblia, deixe a Bíblia “falar”.
      4º Leve em conta o contexto histórico, geográfico e gramatical.
      5º Considere o contexto geral das Escrituras.
      6º A Bíblia é a única regra de fé e prática para os cristãos.
      7º A Bíblia é a toda suficiente Palavra de Deus que se revelou gradativamente e cumulativamente, nela encontramos luz para nossos caminhos e colírio para nossos olhos, é a espada do Espírito.

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