Teshuvá


Sexta-feira 

Em Yirmeyahu 18:11-17, o Eterno disse a Seu povo que deixasse de fazer as coisas que estava fazendo.

O verso 11 diz: “Renunciai, agora, cada um de vós à sua orientação malévola, corrigi vossos caminhos e implementai vossas ações.”

  judeus ortodoxos 2

No verso 12, o Eterno disse que já sabia que eles não ouviriam Suas advertências e apelos, mas que continuariam a andar segundo “o que mandar a obstinação de seu malévolo coração.”. O Eterno então disse o que faria por causa da desobediência deles. Esse é um dos muitos lugares na Bíblia que mostram que a presciência de D’us não significa que Ele interfere em nossas escolhas. Afinal de contas, por que o Eterno teria apelado a eles para que abandonassem sua maldade se eles não tivessem liberdade para escolher? por que Ele iria puni-los pela desobediência se não tivessem livre-arbítrio para obedecer? O Eterno sabia exatamente quais seriam as escolhas deles, mesmo antes que eles as fizessem. Essa verdade crucial também é vista, por exemplo, em Devarim 31:16-21. Mesmo antes da entrada dos filhos de Yisra’el na Terra prometida, o Eterno disse a Moshê que sabia que eles se voltariam para outros deuses e os serviriam (Devarim 31:20). Aqui está outra evidência de que a presciência de D’us a respeito de nossas escolhas não interfere no livre-arbítrio que temos para fazê-las.
Perguntas para reflexão

1. Você já ouviu pessoas dizerem que estavam fazendo alguma coisa porque o Eterno lhes havia dito que fizessem? De que maneira podemos testar essas supostas orientações para nos certificar de que realmente provêm do Eterno?

2. Yirmeyahu disse que a palavra do Eterno era como “fogo […] encerrado nos [seus] ossos”. Como podemos conservar esse fogo ardendo em nós?

3. O que envolvia a Teshuvá e reforma espiritual que o Eterno procurava fazer entre Seu povo? Por que o senso do pecado e arrependimento é tão importante para se ter um elevado nível de Teshuvá? Por que o sacrifício do Mashiach deve ocupar lugar central na Teshuvá?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s