Um fogo em seus ossos


Terça-feira 

As duras palavras de Yirmeyahu a pash’chur e à nação não vinham dele próprio; não foram proferidas devido à sua ira por ter sido preso ao tronco por um dia. Foram as palavras que o Eterno lhe deu para transmitir ao povo. No entanto, as palavras seguintes brotaram do coração de Yirmeyahu, e foram escritas sob inspiração do Ruach haKodesh. É o sincero clamor de um ser humano que simplesmente não aprecia a situação em que se encontra e clama por causa dela.

jeremias 3

3. Leia Yirmeyahu 20:7-14. O que o profeta disse? O que isso nos ensina sobre a natureza humana?

A princípio as palavras dele parecem quase blasfemas. porém, ficamos imaginando por qual motivo ele disse que o Eterno o havia persuadido (v. 7) se, desde o princípio, o Eterno o havia advertido de que ele enfrentaria feroz oposição. Contudo, ele se queixou: “porque sempre que falo, cito somente violência e saque (que se abaterão sobre meu povo) e, por isto, só reprovação e ironia provocam as palavras do Eterno.” (v. 8).
4. Qual é o significado crucial do que o profeta disse em Yirmeyahu 20:9?
Ele teria preferido desistir de tudo e parar de pregar, mas a palavra de D’us era como fogo em seu coração e em seus ossos. Que poderosa metáfora de alguém que conhecia seu chamado e que, apesar do sofrimento pessoal, seguiria esse chamado, não importando o que acontecesse! (Encontramos ideias semelhantes em ‘Amos 3:8 e 1 Coríntios 9:16.)
Por que é tão importante, especialmente em circunstâncias difíceis, que louvemos o Eterno e reflitamos sobre as maneiras pelas quais Ele nos tem revelado Seu amor?

Leitura Chumash parashat Vayerá, 3ª Alyá (Genesis 19:1-19:20) Tehilim 72-76; Leitura Reavivados por sua palavra: Vaykrá 18 Leitura Anual: Lucas 21, 22

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s