A Verdade em Símbolos


Domingo

A Bíblia é muito rica em símbolos. Todos os tipos aparecem em grande número, e, na maioria das vezes, representam verdades maiores do que eles próprios. 1. Leia B’reshit 4:3-7. O que as duas ofertas diferentes simbolizam?
Logo no início da Bíblia podemos ver a diferença entre a tentativa de chegar ao olam habá pelo esforço próprio (na oferta de Kayin) e a percepção de que a Yeshuah [salvação] é somente pela graça, e se torna disponível a nós apenas através dos méritos de um Moshia morto (a oferta de Hevel).
2. Leia B’midbar 21:4-9. Qual foi o simbolismo da serpente venenosa levantada da terra num poste? Yochanan 12:32

Moisés o Libertador

“Os judeus no deserto salvaram a própria vida olhando para a serpente levantada. Aquele olhar envolvia confiança. Viviam porque acreditavam na palavra de D’us, e confiavam no meio provido para seu restabelecimento” (patriarcas e profetas, p. 431 contextualizado). Ao longo do Tanakh, os serviços do mishkan [santuário] terrestre serviu como a mais detalhada representação simbólica do plano da salvação. Há milhares de anos, cogita-se quanto é compreendido do significado de todos os serviços, embora, sem dúvida, muitos tenham captado a mais importante de todas as verdades ensinadas ali: a expiação substitutiva, isto é, a ideia de que um substituto tinha que morrer em lugar do pecador a fim de que os pecados fossem perdoados (1Coríntios 5:7). Na verdade, por meio dos serviços do santuário, nos foram dados símbolos não só da morte do Mashiach, mas também de seu trabalho como Kohen Gadol no Céu, do juízo antes da vinda e da eliminação final do pecado no final dos tempos.
De quais outros símbolos do plano da salvação você se lembra? Quais, especialmente, falam sobre a graça, bondade salvadora e a Tikva [esperança] que podemos receber dela?

Estudo Diário:

Leitura Chumash parashat Chayê Sará, 1ª Alyá (Genesis 23:1-23:16) Tehilim 90-96;

Leitura Reavivados por Sua Palavra: Vaykrá 23 Leitura Anual: Yochanan 10, 11

Anúncios