Agindo por Amor


“O fato de Yeshua ter dado sua vida por nós é o modo pelo qual conhecemos o amor.” (1Yochanan [1João] 3:16). Sem dúvida podemos olhar ao redor, na natureza, nos relacionamentos humanos e nas maravilhas da própria criação, e obter um vislumbre do amor de D’us, por mais que o pecado tenha danificado essa criação, bem como nossa capacidade de apreciá-la, ou mesmo de interpretá-la corretamente. Mas, na morte do Mashiach, os véus foram rasgados, e foi dada ao mundo mais completa e nítida revelação possível desse amor, um amor tão grande que levou ao que a escritora Ellen Gould White chama de “separação dos poderes divinos” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 7, p. 1028).

sacrificio 4

Separação dos poderes divinos? O amor de D’us por nós foi tão grande que EloHim suportou essa “separação” a fim de nos redimir. A declaração “‘Eli, Eli! L’ma sh’vaktani?’ (Meu Deus! meu D’us! por que me abandonaste?)” (Tehillim 22.2(1); Mattityahu 27:46) é a mais clara e poderosa expressão dessa “separação”, do preço que foi pago para nos salvar. Ali podemos ver novamente a dor e o sofrimento que o Eterno suportou por causa do nosso pecado. Não é de admirar, então, o fato de que “nós amamos porque ele nos amou primeiro.” (1Yochanan [1João] 4:19). Como seres humanos pecadores, apenas imitamos esse amor, e mesmo essa imitação é, muitas vezes, distorcida pelo nosso próprio egoísmo e pelos nossos desejos pecaminosos. O amor de D’us transcende o nosso; nosso reflexo de Seu amor é semelhante a uma poça de lama oleosa refletindo o céu.
Perguntas para discussão

1. Embora não adoremos animais ou coisas da natureza como os alguns antigos faziam, de que maneira estamos em perigo de tornar a natureza um ídolo ou um deus?

2. Qual é o papel do arrependimento na vida religiosa? Além do arrependimento inicial quando aceitamos O Mashiach, que papel o arrependimento continua a ter na Teshuvá?

3. Pense na ideia da “separação dos poderes divinos”. Como devemos entender isso? Se não considerarmos nenhum outro aspecto, o que isso nos diz sobre a tragédia e o alto preço do pecado?

Leitura Chumash parashat Toledot, 6ª Alyá (Genesis 27:28-28:4) Tehilim 1-9;

Leitura Reavivados por Sua Palavra: B’midbar 8 Leitura Anual: Atos 22, 23

Anúncios