ANOUSIM MARCHAM POR ISRAEL EM RECIFE E NO TEXAS



Num espetáculo único de solidariedade, os descendentes de judeus convertidos à força de origem espanhola e portuguesa – Anousim, organizaram passeatas em todo o mundo, em 25 de outubro, em resposta aos ataques terroristas atualmente em curso em Israel.

As passeatas de solidariedade aconteceram dentre outros lugares, em Recife – Brasil e El Paso – Texas, duas cidades que têm alta concentrações de Anousim.

“Expressar solidariedade para com Israel é uma parte importante da identidade Anousim,” disse Ashely Perry, que estava em contato com aqueles que ajudaram a organizar os eventos, segundo a Tazpit Press Service.

Perry é presidente da Reconectar, uma organização que facilita a re-conexão entre os descendentes de comunidades judaicas espanholas e portuguesas com o mundo judaico.

“Nós Anousim em Recife marchamos a favor da paz e Israel, para expressar solidariedade com o Estado de Israel e os nossos irmãos judeus que estão atualmente sob ataque de terroristas palestinos, assim como nos expressamos publicamente, a fim de dar visibilidade aos Anousim brasileiros em questão internacional”, disse Jefferson Linconn, um dos organizadores do evento em Recife.

Em Recife, a marcha de solidariedade foi realizada simbolicamente fora da Sinagoga Kahal Zur Israel, a sinagoga mais antiga das Américas, que foi construída em 1636 por judeus sefaraditas que apreciaram a liberdade religiosa sob os holandeses.

Adultos e crianças no Recife levaram banners e agitaram bandeiras israelenses, a fim de expressar total apoio ao direito legítimo de Israel de proteger sua população civil.

De acordo com Perry, há estimativas de dezenas de milhões de pessoas que descendem de judeus convertidos à força das comunidades judaicas espanholas e portuguesas.

“Nosso povo está se reconectando todos os dias ao redor do mundo em seus milhares de membros. Apelamos aos judeus religiosos e líderes leigos e indivíduos para colocarem para fora seus braços em um abraço caloroso para essas pessoas que superaram tanta opressão histórica e agora estão buscando se reconectar”, disse Perry.
Perry também é o Diretor-Geral do Comitê do Knesset para a Reconexão com os Descendentes das Comunidades Judaicas Espanholas e Portuguesas, presidido pelo MK Robert Ilatov. O Comitê do Knesset realizou recentemente uma conferência histórica atraindo mais de 300 líderes organizacionais políticos, religiosos, diplomáticos e judeus de Israel e em todo o mundo.

www.ruajudaica.com

Anúncios