Criaturas ou Criador


Como já vimos, o povo de D’us foi chamado para ser diferente das nações ao seu redor, que estavam mergulhadas na avodah zarah e falsos ensinos. Muitas das advertências contidas nos primeiros cinco livros de Moshê foram dirigidas, especialmente, contra a imitação das práticas das nações vizinhas. Em vez disso, os judeus deviam ser testemunhas ao mundo quanto à verdade sobre o Eterno como Criador e Redentor. Infelizmente, grande parte da história da Bíblia Hebraica mostra que eles foram frequentemente seduzidos e acabaram caindo exatamente nas práticas contra as quais haviam sido advertidos.

Criador

2. Leia Yirmeyahu 10:1-15. O que o Eterno disse a Seu povo? Se essa advertência fosse dada hoje, no contexto de nosso tempo e de nossa cultura, como seria escrita?
Yirmeyahu disse ao povo o que ele já devia saber: esses deuses pagãos não passam de invenções humanas, e são produto da imaginação, induzida por hasatan, distorcida das pessoas. Esse é um dos principais exemplos do que Sha’ul queria dizer quando escreveu, séculos mais tarde, sobre aqueles que “Transformaram a verdade de D’us em mentira, quando adoraram e serviram a coisas criadas, em lugar do Criador – louvado seja ele para sempre. Amen.” (Romanos 1:25). Note, nesse verso, como Sha’ul contrastou a criação e o Criador. Esse mesmo contraste é apresentado na passagem de Yirmeyahu, que fala sobre a impotência e fraqueza desses “deuses” em contraste com o verdadeiro D’us. Nesses versos, Yirmeyahu estava tentando mostrar ao povo a loucura e a tolice de alguém colocar sua confiança nessas coisas, que são incapazes de qualquer ação. Tudo isso está em contraste com o D’us criador, que não apenas fez o mundo, mas o sustenta por Seu poder (ver Hebreus 1:3). por mais antigo que seja esse texto, sua mensagem ainda é relevante. Talvez não sejamos tentados a nos inclinar perante estátuas feitas por homens e adorá -las; a maioria de nós também não fica espantada nem atemorizada com os sinais nos céus. porém, ainda é fácil colocar nossa confiança em coisas que não podem salvar-nos, assim como aqueles ídolos seriam incapazes de salvar a Y’hudah no dia do juízo.
Quais são algumas coisas em que confiamos mais do que deveríamos? Como vencer esse problema?

s
Leitura Chumash parashat Toledot, 2ª Alyá (Genesis 26:6-26:12) Tehilim 120-134;

Leitura Reavivados por Sua Palavra: B’midbar 4 Leitura Anual: Atos 10–12 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s