MUSEU BRITÂNICO EM LONDRES TEM EXPOSIÇÃO SOBRE A FÉ



A Bíblia mais antiga do mundo está entre os 200 objetos de rastreamento da evolução religiosa do Egito numa exposição no Museu Britânico, em Londres, que se estende por 1.200 anos depois da morte de Cleópatra.

Intitulada “O Egito: a fé após os faraós”, a exposição abrange 12 séculos, desde a integração no Império Romano do país, em 30 aC até a queda da dinastia Fatimid Islâmica, em 1171.

Um dos destaques faz parte do século 4, o Codex Sinaiticus, um livro escrito em grego em pele de animal por monges no Monte Sinai, e que contém a mais antiga cópia completa do Novo Testamento.

“É, sem dúvida, o livro mais importante na Grã-Bretanha. É uma oportunidade notável para vê-lo no contexto do mundo em que ele foi feito”, disse o diretor do Museu Britânico, Neil Mac Gregor.

A exposição mostra como cristãos, judeus e muçulmanos reinterpretaram o passado faraônico do Egito e mostra que eles estavam longe de serem segregados, com um documento que descreve um contrato de arrendamento entre duas freiras cristãs e um judeu.

As Cartas do Cario Geniza, que foram encontradas na despensa da Sinagoga Ben Ezra, que datam entre os séculos 11 e 13, escritas em hebraico, judaico-árabe, aramaico e árabe, são parte da exposição.

Os textos sugerem uma próspera comunidade judaica, com ligações internacionais da Espanha à Índia e dão uma visão sobre a sociedade medieval mediterrânica em geral.

Os curadores também destacaram como religiões monoteístas desenvolvidas, às vezes utilizavam práticas relacionadas com a adoração e as politeístas crenças pagãs, e como o vazamento de feitiços foram incorporados à nova fé.

“A ideia de que a religião é algo com limites claros que distingue as pessoas de seus vizinhos não é simplesmente o que estava acontecendo lá. Era um mundo onde muitas pessoas acreditavam em muitas coisas”, disse Mac Gregor.

www.ruajudaica.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s