O lamentável reinado de Tzidkiyah


Tzidkiyah, cujo nome significa “justiça do Eterno”, foi o último rei a ocupar o trono de Y’hudah antes de sua destruição pelos babilônicos em 586 a.e.c. A princípio ele parecia estar disposto a obedecer às palavras de Yirmeyahu e a se submeter aos babilônicos. Contudo, essa atitude não persistiu.
2. Leia Yirmeyahu 37:1-10. Qual foi a advertência de Yirmeyahu ao rei Tzidkiyah?
Sob a pressão de seus súditos, muito provavelmente da nobreza, Tzidkiyah ignorou as advertências de Yirmeyahu e fez uma aliança militar com os egípcios, na esperança de repelir a ameaça Babilônica (Yechezk’el 17:15-18). Assim como ele havia sido devidamente avisado, a salvação não veio dos egípcios.
3. Leia Yirmeyahu 38:1-6. O que aconteceu com Yirmeyahu por haver proclamado a palavra de D’us ao povo?
Como disse Yeshua: “O único lugar em que as pessoas não respeitam um profeta é na cidade dele, entre seus parentes, na própria casa.” (Marcos 6:4). O pobre Yirmeyahu enfrentou novamente a ira de seus próprios compatriotas. Como o restante da nação, ele não podia dizer que não havia sido advertido. Em seu caso, porém, a advertência foi acerca das provas que ele enfrentaria caso permanecesse fiel, o que ele fez! A situação deve ter sido muito difícil para Yirmeyahu, também, porque ele foi acusado de enfraquecer o ânimo da nação. Afinal de contas, quando o povo estava enfrentando um inimigo de fora, e Yirmeyahu vinha falando, por anos e anos, que aquela era uma causa perdida, que eles não podiam vencer e que o Eterno estava contra eles, é compreensível que desejassem silenciá-lo.

Jeremias 2

Estavam tão endurecidos no pecado que não ouviam a voz do Eterno a lhes falar; na verdade, achavam que aquela era a voz de um inimigo.
A situação estava muito difícil. Para Yirmeyahu foi ainda mais difícil, pois ele foi acusado de procurar o sofrimento, e não o bem-estar do povo. Como é ser acusado de prejudicar justamente as pessoas que você está tentando ajudar?

Estudo Diário

Leitura Chumash parashat Vayêshev, 2ª Alyá (Genesis 37:12-37:22) Tehilim 88-89; Leitura Reavivados por Sua Palavra: B’midbar 25 Leitura Anual: Gálatas 1–3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s