Os adventistas incentivam a liberdade religiosa na Romênia – Uma grande conferência explora o papel crucial que as leis desempenham na construção de uma sociedade livre e justa para as pessoas de fé.


A terceira Conferência Liberdade Religiosa Internacional, co-organizada pela Nelu Burcea, um crente adventista e presidente da Consciência e Associação Liberdade, reuniu políticos romenos, líderes, intelectuais e acadêmicos internacionais com defensores da liberdade religiosa no famoso Palácio do Parlamento em Bucareste , um dos maiores edifícios do mundo e sede da assembleia legislativa nacional.

A conferência incidiu sobre proteções legais para a liberdade religiosa em um mundo cada vez mais pluralista e os desafios que surgem quando diferentes grupos religiosos precisam compartilhar o mesmo espaço.

Em seu discurso, Burcea referiu-se ao tema do evento, “Direito, ética e religião no contexto da liberdade religiosa”.

“Mesmo que estes três elementos pareçam ser incompatíveis, uma perspectiva holística pode descobrir vários elementos unificadores”, disse Burcea, que atuou como diretor de dois ministérios adventistas do sétimo dia na Romênia – os assuntos públicos e liberdade religiosa e do comunicação – até que nas últimas eleições foi eleito como diretor associado de assuntos públicos e liberdade religiosa a nível mundial na Sessão da Conferência Geral em julho passado.

“Nós podemos facilmente ver que a religião tem uma influência poderosa na promulgação de leis, mas, sem um marco ético em fazer cumprir essas leis, o resultado vai ser subjetivo, parcial e insuficiente para a criação de uma verdadeira liberdade religiosa”, disse Burcea.

Ganoune Diop, second left, speaking with delegates at the conference. (IRLA)

Ganoune Diop, segunda à esquerda, falando com os delegados na conferência. (IRLA)

Ganoune Diop, diretor de assuntos públicos Adventista a nível mundial e de liberdade religiosa e, também, secretário-geral da Internacional de Liberdade Religiosa Association, foi um dos palestrantes, e em seu discurso sublinhou o papel fundamental que as leis justas protegem as liberdades individuais e promover relações harmoniosas no seio da sociedade.

Diop descreveu a liberdade religiosa como um direito humano multi-facetado que é central para todas as outras liberdades humanas. Como tal, “pode ​​funcionar, no cruzamento da lei, ética e religião, como um centro moral para sociedades pluralistas”, disse Diop.

“Cada ser humano é tratado com dignidade e autorizados a desenvolver o seu potencial para o bem comum, e para o benefício da família humana.”

Em sua apresentação, Bogdan Ciucă, vicd-presidente da Comissão de Assuntos Jurídicos da Câmara dos Deputados da Romênia, disse que as disposições jurídicas para a liberdade religiosa serão vãs se eles se só respeitadas por causa de coerção legal e não por sua vontade, por amor a outros.

“É o amor que me faz respeitar o direito à felicidade das pessoas ao meu redor, e é também o amor que me faz respeitar seu direito à vida”, disse Ciucă, referindo-se a recentes atos de violência de motivação religiosa em França e Romênia.

“Esse amor também vai me fazer respeitar todos os outros direitos e liberdades das pessoas ao nosso redor, incluindo a liberdade religiosa.”

Os trabalhos apresentados durante a conferência de 19 de novembro foram publicados na terceira edição do Jornal de Liberdade de Consciência, uma das publicações principais da Roménia na área da liberdade de religião e crença. Os patrocinadores do evento incluiu Consciência da Romênia e da liberdade de associação, a Comissão de Assuntos Jurídicos da Câmara dos Deputados da Romênia, o Internacional de Liberdade Religiosa Association, a Associação Internacional para a Defesa da Liberdade Religiosa, e os Adventistas do Sétimo Dia na Romênia.

Por Anamaria Maier

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s