A B’rit Hadashá: parte 2


A profecia de Yirmeyahu sobre a B’rit Hadashá contém aplicação dupla: primeiramente, refere-se ao retorno de Yisra’el para D’us e à atuação divina ao trazê-los novamente para casa. Em segundo lugar, refere-se à obra de Yeshua, o Messias, cuja morte ratificaria a B’rit e mudaria o relacionamento entre os seres humanos e D’us. É na B’rit Hadashá que obtemos a mais plena expressão do plano da salvação, que antes havia sido revelado em sombras e tipos (Hebreus 10:1).

7. Leia Lucas 22:20 e 1 Coríntios 11:24-26. Como esses textos se ligam à profecia de Yirmeyahu?

matsá

A Matzah é um símbolo do corpo quebrantado do Mashiach, representado pelo cordeiro de Pessach que seria sacrificado no tempo indicado no tanakh. O fruto da Vide representa o sangue do Mashiach derramado no madeiro, revelado na B’rit Hadashá. A obra de Yeshua não começou com a B’rit Hadashá; ela abrangeu todas alianças também, e no Kidush de Seudat HaAdon (Zikaron HaMashiach) podemos ver o elo que une os feitos de Yeshua ao longo de toda a história da salvação. O pão e o vinho, portanto, apresentam o mais breve resumo dessa história da libertação. Embora sejam apenas símbolos, ainda é por meio deles que compreendemos a maravilhosa obra de D’us em nosso favor. Sha’ul usou da Seudat HaAdon para apontar não apenas à morte do Mashiach, mas também à Sua segunda vinda, sem a qual Sua morte seria quase sem significado. O que seria a primeira vinda do Mashiach sem a segunda, quando os mortos serão ressuscitados da sepultura (1Tessalonicenses 4:16; 1Coríntios 15:12-18)? Yeshua estabeleceu a mesma ligação quando disse: “Eu lhes digo que não beberei deste ‘fruto da videira’ novamente até o dia em que beberei o vinho novo com vocês no Reino de meu pai” (Mattityahu 26:29). Sem dúvida, a primeira vinda do Mashiach está inseparavelmente ligada à segunda. A primeira encontra cumprimento supremo apenas na segunda.
Quando você participar do Seudat HaAdon, pense no voto do Mashiach de não beber do fruto da videira até que beba conosco no reino de D’us. Como você se sente diante disso? Até que ponto O Mashiach busca proximidade conosco?

Estudo Diário

Leitura Chumash parashat Mikêts, 5ª Alyá (Genesis 42:19-43:15) Tehilim 135-139; Leitura RpSp: B’midbar 35 Leitura Anual: Tito

 

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