A B’rit de D’us com toda a humanidade


Inegavelmente, o mundo vai muito mal. Não podemos ignorar toda a maldade que há nele; mas D’us ainda está nos tolerando. Assim, podemos imaginar como o mundo antediluviano estava ruim para que o Eterno o destruísse com um dilúvio. “D’us deu ao homem Suas mitzvot, como regra da vida; mas Sua Torah era transgredida, e todos os pecados imagináveis foram o resultado. A impiedade do homem era franca e ousada, a justiça pisada no pó, e os clamores dos oprimidos chegava até o Céu” (patriarcas e profetas, p. 91 contextualizado).
1. Leia B’reshit 9:1-17. Que B’rit foi feita entre D’us e os seres humanos, e como essa aliança reflete Sua graça em relação à criação?
A B’rit que D’us apresentou a Noach foi a mais universal dentre as alianças bíblicas; foi feita com toda a humanidade, e incluiu também os animais e a natureza (B’reshit 9:12). Além disso, esse foi um acordo unilateral: o Eterno não impôs exigências nem requerimentos àqueles com quem estava estabelecendo a B’rit. Ele simplesmente não voltaria a destruir a Terra com água, e ponto final. Diferentemente das outras alianças, nessa nada era condicional. D’us, então, selou Sua aliança com um sinal visível, de um arco, que simboliza a promessa de que a Terra nunca mais seria destruída por um dilúvio. portanto, toda vez que vemos um arco no céu, o simples fato de que estamos aqui para vê-lo é, de forma específica, uma vindicação dessa antiga promessa inerente à B’rit.

Noé 1

Em meio ao constante pecado e à maldade que existem na Terra, às vezes somos privilegiados com a beleza de um arco, sinal da graça de D’us para com o mundo. podemos olhar para ele e extrair esperança, não somente por causa de sua grande beleza, mas também porque sabemos que ele é uma mensagem de D’us, de Seu amor para com este planeta miserável.
Pense na grandeza e beleza do arco da aliança no céu. À luz do que a Bíblia diz sobre esse fenômeno, de que forma ele nos atrai para D’us, para a transcendência, para algo maior do que as coisas pobres deste mundo?

Estudo Diário

Leitura Chumash parashat Mikêts, 1ª Alyá (Genesis 41:1-41:14) Tehilim 113-118; Leitura RpSp: B’midbar 31 Leitura Anual: 1 Tessalonicenses

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s