A B’rit do Sinai


4. Como foi feita a B’rit entre D’us e Yisra’el no monte Sinai? Shemot 24
Moshê e alguns líderes foram para o monte Sinai. Entre esses líderes estavam Aharon e seus dois filhos, que representavam os kohanim, e os 70 anciãos, líderes e juízes, que representavam a nação. Os homens que acompanharam Moshê tiveram que ficar parados de longe, mas foi permitido que Moshê continuasse subindo até onde D’us havia aparecido. Mais tarde, Moshê voltou e confirmou a B’rit com toda a nação. Ele proclamou o que D’us lhe havia dito, ao que a nação respondeu com as seguintes palavras: “Faremos todas as palavras que o Eterno falou!” (Shemot 24:3). Obviamente, como a história sagrada tem demonstrado e como nossa própria experiência frequentemente prova, uma coisa é afirmar que seremos obedientes, e outra, completamente diferente, é exercer confiança e realizar a entrega necessária para nos ligar ao poder divino, o qual nos dará graça para fazer o que dissemos que faríamos.

Sinai I

5. Leia Hebreus 4:2. por que as boas novas não surtiram efeito na vida de muitos judeus? Como podemos evitar o mesmo erro?

Somente pela emunah, e pela firme confiança nas promessas que vêm pela emunah, podemos ser obedientes, uma obediência que será expressa pela lealdade à Torah de D’us. A obediência à Torah não era contrária à B’rit eterna no tempo de Moshê, assim como não é hoje. A noção comum e equivocada a respeito da Torah e das alianças, que geralmente surge a partir da leitura dos escritos de Sha’ul, provém da falha em levar em conta o contexto em que ele estava escrevendo, ou seja, o fato de que estava lidando com oponentes que aplicavam uma perversão legalista da Torah. Eles desejavam fazer da Torah e da obediência a ela o centro da religião. Sha’ul, ao contrário, desejava tornar o Mashiach e Sua justiça o elemento central.
Você já disse: “Farei todas as palavras que o Eterno falou!”, e depois falhou em cumprir a promessa? Por que essa triste realidade torna a promessa da graça muito mais preciosa? Que esperança você teria sem essa promessa?

Estudo Diário 

Leitura Chumash parashat Mikêts, 3ª Alyá (Genesis 41:39-41:52) Tehilim 119:97-176; Leitura RpSp: B’midbar 33 Leitura Anual: 1 Timóteo

Anúncios