HaB’rit


Embora a Bíblia fale de [ ְבִריתוֹת B’ritot] “alianças”, no plural (Romanos 9:4; Gálatas 4:24), há apenas uma B’rit [Aliança] básica, a B’rit da graça, na qual D’us concede Yeshuah [salvação] a seres caídos que a reivindicam pela confiança. A ideia de “B’ritot” no plural surge das várias maneiras pelas quais D’us reafirmou a promessa básica da B’rit a fim de satisfazer as necessidades de Seu povo em diferentes épocas e contextos.

Judaismo.wmf I

Mas, quer seja a B’rit de Adam (B’reshit 3:15), a B’rit de Noah (B’reshit 9:17), a B’rit de Avraham (B’reshit 12:1-3), a B’rit do Sinai (Shemot 20:2), a B’rit de David (Yechezk’el 37:24-27) ou a B’rit Hadashá [Nova Aliança] (Yirmeyahu 31:31-33), a ideia é a mesma. A salvação que D’us provê é um dom imerecido, e a resposta humana a esse dom (em certo sentido, o cumprimento da parte humana no acordo) é fidelidade e obediência. A primeira referência à B’rit Hadashá está em Yirmeyahu, no contexto da volta de Yisra’el do exílio e das bênçãos que D’us lhe concederia. Mesmo em meio à calamidade e à angústia, o Eterno estende ao Seu povo desobediente a oferta de esperança e restauração.

LEITURA PARASHOT DA SEMANA

Parashá 10 מקץ MIKETZ [ao fim]: B’reshit 41.1-44.17 Haftará: Mal’aki Alef [1Reis] 3.15-4.1 B’rit Hadashá: Atos 7.9-16 de forma específica v.11 e 12; 1 Coríntios 2.1-5 Tehilim: 40

Centro Mundial de Fraternidade Judaico-Adventista

Lista de oração 2015

Ore esta semana pelo povo judeu da Divisão Inter-Européia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s