A decadência dos ídolos


4. Qual era um dos grandes pecados que o povo cometia, com o qual Yirmeyahu tinha que lidar constantemente? Yirmeyahu 10:1-15

O interessante nesses versos não é apenas o modo como o profeta mostra que esses ídolos são inúteis, vãos e tolos, mas a forma pela qual ele os contrasta com o D’us vivo. Eles são impotentes, inúteis, vazios e falsos; que contraste com o Eterno que fez os céus e a Terra! Ele permanecerá para sempre, enquanto esses ídolos desaparecerão para sempre. portanto, a quem deveríamos estar adorando e a quem deveríamos estar dedicando nossa vida: àquele que é fraco, falso, vão e impotente, ou ao Eterno, cujo poder e força é tão grande que criou e sustenta o universo? A resposta é óbvia. porém, por mais óbvia que seja a resposta, o fato é que nós também estamos em perigo de cair na avodah zarah. Embora hoje talvez não adoremos o mesmo tipo de ídolos que as pessoas da época de Yirmeyahu, nossa vida moderna é cheia de deuses falsos. Esses ídolos modernos podem ser qualquer coisa que amemos mais do que a D’us; seja o que for que “adoremos” (e adorar nem sempre significa cantar e orar) se torna nosso deus, e nos torna culpados de avodah zarah.

deuses cananeus5. Quais são algumas coisas que estamos em perigo de transformar em ídolos? Que dizer de coisas como aparelhos digitais, dinheiro, fama, ou mesmo pessoas? Faça uma lista desses ídolos em potencial, e então pergunte a si mesmo: Acaso, eles oferecem salvação real?

É claro que sabemos, intelectualmente, que nenhuma dessas coisas é digna de adoração. Sabemos que, no final, nada que esse mundo ofereça, nada que transformemos em ídolos, pode, em última análise, satisfazer nossa alma nem redimi-la. Sabemos de tudo isso, mas, a menos que sejamos cuidadosos, a menos que conservemos o Mashiach diante de nós, bem como o que Ele fez por nós e a razão pela qual o fez, podemos ser facilmente envolvidos numa forma moderna da avodah zarah que Yirmeyahu, tão veementemente, combateu.

Leitura Chumash parashat Vaychi, 4ª Alyá (Genesis 49:1-49:18) Tehilim 60-65; Leitura Reavivados por Sua Palavra: Devarim 12 Leitura Anual: Revelação 4–6

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s