Religião do coração


“Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a D’us” (Romanos 14:12). Grande parte do livro de Yirmeyahu é dirigida à nação como um todo. Repetidamente ele falou sobre Yisra’el e Y’hudah, de maneira corporativa, como a “videira escolhida” de D’us (Yirmeyahu 2:21), ou a “amada” do Eterno (Yirmeyahu 11:15; 12:7), ou a “herança” de D’us (Yirmeyahu 12:7-9), Sua “vinha” (Yirmeyahu 12:10) e Seu “rebanho” (Yirmeyahu 13:17). Sem dúvida, nesse livro obtemos um senso da natureza corporativa do chamado que o Eterno fez à nação.

escriba 2

Logicamente, o mesmo ocorre na B’rit Hadashá, onde, diversas vezes, a congregação é entendida no sentido corporativo (ver Efésios 1:22; 3:10; 5:27). Contudo, a salvação é uma questão pessoal, não corporativa. Não somos salvos num pacote. Como ocorria com as primeiras congregações dos crentes em Yeshua como Mashiach, a nação de Y’hudah era composta de indivíduos, e é no nível individual que surgem as verdadeiras questões cruciais.

O texto do Shemá:

Shema Israel vs. 5

Veahavta et Adonai Elohêcha, bechol levavecha uvechol nafshecha uvechol meodêcha.

E amarás ao Eterno, teu D-us, com todo o teu coração, com toda tua alma e toda tua força.

Devarim 6:5 embora dito à nação como um todo, está escrito na segunda pessoa do singular, isto é, “tu”. D’us está falando a cada um, individualmente. No fim das contas, cada um de nós, pessoalmente, terá que dar contas de si mesmo a D’us. Encontramos a mesma coisa em Yirmeyahu.

3. O que os textos seguintes dizem sobre a importância de uma experiência pessoal, individual com o Eterno?

Yirmeyahu 17:7__________________________________________ Yirmeyahu 17:10 ________________________________________ Yirmeyahu 29:13 _______________________________________ Yirmeyahu 9:23, 24 _______________________________________
Embora a Bíblia completa fale sobre a natureza corporativa da kehilah de D’us, a verdadeira confiança é a entrega diária de cada pessoa ao Eterno, e a escolha pessoal de andar em Teshuvá e obediência.
Mesmo não havendo dúvida de que cada um de nós é responsável por si mesmo, como podemos ter a certeza de que estamos fazendo tudo o que podemos para inspirar e encorajar outros? A quem você pode dizer hoje algumas palavras amáveis e inspiradoras?

Leitura Chumash parashat Vaychi, 3ª Alyá (Genesis 48:17-48:22) Tehilim 55-59; Leitura Reavivados por Sua Palavra: Devarim 11 Leitura Anual: Revelação 1–3

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s