A expulsão de hasatan


Como vimos, a guerra celestial não ficou confinada ao Céu dos céus, mas afetou a Terra também. parece que, por algum tempo, hasatan, o “acusador de nossos irmãos” (revelação 12:10), ainda foi capaz de ir perante o trono de D’us e fazer acusações contra o Seu povo. Iyov foi um dos personagens bíblicos que se tornaram vítimas desse tratamento humilhante.

6. Leia Lucas 10:1-21. Qual é o significado das palavras do Mashiach sobre hasatan nessa passagem?
Antes de enviar os 70 talmidim, Yeshua os instruiu a não levar roupa nem dinheiro extras (Lucas 10:4) e a pedir Shalom sobre seus anfitriões (v. 5). Alertou para o fato de que eles eram como ovelhas no meio de lobos (Lucas 10:3), uma preocupação refletida em revelação 12, em que o dragão tenta fazer guerra contra o povo de D’us. Quando voltaram alegres (Lucas 10:17), os talmidim relataram que os ruchot (espíritos) se sujeitavam a eles, e isso deve ter deixado Yeshua feliz (Lucas 10:21).

Satanáz Milênio

Nesse contexto, Yeshua declarou que havia visto hasatan caindo do Céu como um relâmpago. Advertiu os talmidim de que a alegria deles não devia ser fundamentada no sucesso sobre os espíritos malígnos, mas no fato de ter o nome escrito no Céu (Lucas 10:20). Esse lembrete coloca a salvação humana firmemente no lugar em que ela deve estar: nas mãos do Moshia. Foi o Mashiach, não nós, quem derrotou o inimigo.

Os seguidores de Yeshua, contudo, recebem o privilégio de testemunhar sobre a Yeshuah que Ele conquistou. O episódio relatado em Lucas 10:17-20 parece associar a obra de testemunhar, confiada por Yeshua a Seus talmidim, com o poder sobre hasatan no grande conflito. A obra de testemunhar mina o poder que ele tem sobre as pessoas deste mundo e dá aos seres humanos a oportunidade de retomar sua obra original de expandir as fronteiras do reino de D’us. O poder sobre nosso adversário só é possível em razão da vitória que Yeshua obteve com sua morte e ressurreição. Sha’ul declarou que Yeshua “[despojou] os governantes e as autoridades de seu poder” e triunfou sobre eles (Lucas 2:15). Nele, o povo de D’us é triunfante. A destruição de hasatan está assegurada. “Será expulso o governante deste mundo” (Yochanan [Jo] 12:31), e nunca mais difamará o povo de D’us. Certamente podemos nos alegrar com o fato de que a batalha pertence ao Eterno!

“Alegrem-se porque seus nomes estão escritos no céu.” (Lucas 10:20).

Pensemos nessas palavras. Por que essa e uma grande razão para nos alegrarmos?

Estudo Diário 

Leitura Chumash parashat Shemot, 4ª Alyá (Shemot [Êx] 3:1-3:15) Tehilim 88-89; Leitura reavivados por Sua palavra: D’varim [dt] 19 Leitura Anual:Vista Geral da Bíblia

Anúncios