Ele se Corrompeu


Não sabemos por que o pecado surgiu em Heilel (Lúcifer, Samael). “Pouco a pouco veio a Heilel condescender com o desejo de exaltação própria”(1). O fato de que isso ocorreu num ser perfeito revela, de maneira poderosa, a realidade do livre-arbítrio e da livre escolha como parte do governo de D’us. Como, então, surgiu o pecado em Heilel? A resposta é que não há resposta. Não há desculpa para o pecado. Se fosse possível encontrar justificativa para ele, em última análise, D’us poderia ser considerado responsável por sua existência.

satanaz sendo expulso do céu

Como seres humanos, estamos acostumados a relações de causa e efeito. Mas o pecado não tem uma causa. Simplesmente não há razão para o mal. Ele é irracional e absurdo. Heilel não podia justificar seus atos, especialmente por ser muito favorecido por D’us. porém, de alguma forma, pelo abuso de seu livre-arbítrio, Heilel se corrompeu e, de “portador de luz”, tornou-se hasatan, “o adversário”. Embora não compreendamos muita coisa, devemos entender o suficiente para saber que devemos ter muito cuidado em relação ao sagrado dom do livre-arbítrio e da livre escolha.
Perguntas para reflexão

1. A inveja desempenhou uma parte importante na rebelião de hasatan contra D’us. Em sua experiência, a inveja tem causado algum dano?

2. Considere as terríveis consequências do mau uso do livre-arbítrio. Como podemos usá-lo corretamente?

3. pense no papel da Torá no contexto do livre-arbítrio. O simples fato de que D’us tem uma lei deve ser um testemunho da realidade do livre-arbítrio. Afinal de contas, qual é o propósito de uma Torá se não há criaturas morais que possam escolher segui-la? Reflita um pouco mais sobre as implicações da Torá e o que ela diz sobre a liberdade humana.

4. Especialmente em algumas partes do mundo, há uma forte tendência de rejeitar a ideia da existência de um malshin literal. por que esse conceito é contrário até mesmo à compreensão bíblica mais elementar?

(1) Patriarcas e Profetas, Ellen Gould White, Contextualizado, pág. 35.  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s