O príncipe deste mundo


3. Leia Yochanan [Jo] 12:31; 14:30; 16:11. por que Yeshua chamou hasatan de governante deste mundo (Sar HaOlam Hazê)?

 

Quando D’us colocou inicialmente Adam e Havah no Gan ‘Eden, confiou-lhes a administração daquele local (B’reshit [Gn] 2:8, 15) e o cuidado de todas as criaturas que viviam na água, no firmamento e na terra (B’reshit [Gn] 1:26, 28). Ao dar nome a todos os animais, Adam demonstrou que era o administrador sobre eles. Geralmente, aquele que tem autoridade sobre alguma coisa pode dar nome a isso. Assim, ao dar nome a todas as criaturas, Adam estava demonstrando claramente sua posição como governante do mundo.

Satanaz

Quando Adam perdeu esse domínio, hasatan preencheu rapidamente o vácuo. parte da restauração da humanidade, possibilitada pelo sacrifício do Mashiach no Gulgolta (Lugar da caveira), ocorrerá quando os redimidos receberem o privilégio de Adam e Havah, de reinar com D’us pelo restante da eternidade como “reis e sacerdotes [kohanim]” (revelação 1:6; 5:10). Os capítulos iniciais do livro de Iyov revelam com precisão a grande e extensa perda de Adam. Ao recebermos um vislumbre da sala do trono do universo, vemos também quanto a humanidade se tornou subordinada à natureza desde o pecado original.
4. Leia Iyov [Jó] 1:6, 7 e 2:1, 2. por que hasatan se apresentou à assembleia dos Bnei HaElohim como aquele que rodeia a Terra?
As expressões “rodear a Terra” e “passear por ela” não se referem simplesmente à ação de um turista. Na Bíblia isso é um sinal de propriedade. Quando D’us deu a terra a Avraham, disse-lhe que a percorresse no seu comprimento e na sua largura (B’reshit [Gn] 13:17) e disse algo semelhante a Moshê e a Y’hoshua [Js] (D’varim [dt] 11:24; Y’hoshua [Js] 1:3). Em certo sentido, hasatan se vangloriou de ser “o D’us deste mundo (Olam Hazê)” (2 Coríntios 4:4). A apresentação de hasatan nos dois primeiros capítulos de Iyov tem um paralelo no que aconteceu em B’reshit [Gn] 3. Ele criou problemas no paraíso e deixou as vítimas humanas sofrendo as consequências. (ver Guia dos perplexos, Maimônides, pg. 210, vol 2 pg.30)
Que evidencias da obra de hasatan vemos no mundo? Temos a esperança fundamentada na promessa de que um dia toda essa confusão terminara?

Estudo Diário 

Leitura Chumash parashat parashat Shemot, 2ª Alyá (Shemot [Êx] 1:18-2:10) Tehilim 79-82; Leitura reavivados por Sua palavra: D’varim [dt] 17 Leitura Anual: Revelação 18, 19

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s