As consequências


Talvez já estejamos há muito tempo na eternidade quando entenderemos plenamente quanto dano foi causado por esse único incidente junto à árvore. Tudo que D’us havia feito durante a semana da criação começou a se desmanchar. Os relacionamentos que D’us estabeleceu foram rompidos: entre as pessoas e D’us (elas se esconderam dEle), entre uma pessoa e outra (Adam culpou Havah por seu problema) e entre os seres humanos e o meio ambiente (a serpente se tornou inimiga, o solo passou a produzir espinhos e cardos e só forneceria alimento após muito suor humano).

6. Leia B’reshit [Gn] 3:10-19. O que as desculpas de Adam e Havah revelam sobre quanto eles já haviam sido corrompidos?
Note como D’us lidou com essas desculpas. Antes que Ele pudesse redimi-los, Adam e Havah tinham que admitir a responsabilidade pelo que haviam feito. Assim, Adonai explicou cuidadosamente os resultados de seus atos individuais. Antes, porém, a serpente foi amaldiçoada e lhe foi dito que comeria pó, seria amaldiçoada (odiada) pela mulher e teria a cabeça ferida (B’reshit [Gn] 3:14, 15). depois, o Eterno disse a Havah que ela devia experimentar grande dor ao dar à luz filhos (B’reshit [Gn] 3:16).

Medo de Deus

Adam, enquanto isso, devia trabalhar arduamente e suar para obter comida, em vez de viver como rei (B’reshit [Gn] 3:17-19). Adam e Havah teriam que enfrentar a escolha de continuar em rebelião ou voltar para D’us. Aceitar a responsabilidade por seu erro foi o primeiro passo na volta para D’us, mas nem mesmo esse reconhecimento foi suficiente para resolver o problema causado aos seres humanos pelo pecado.

Tinha que haver outro meio para assegurar o futuro da humanidade. Assim, D’us providenciou um sacrifício animal (B’reshit [Gn] 3:21). uma criatura, uma serpente, os havia levado ao pecado, à derrota e aos relacionamentos rompidos. Outra criatura, um cordeiro, apontaria para o Libertador vindouro, que garantiria restauração, reconciliação e um futuro (ver B’reshit [Gn] 3:15). Contudo, em vez de governar a Terra, Adam e Havah agora dependiam da Terra e um do outro como nunca antes.

inimizade

“Entre os seres inferiores, Adam era como rei, e enquanto permaneceu fiel a D’us, toda a natureza reconheceu seu governo. mas, transgredindo ele, foi despojado desse domínio” ( Educação, p. 26 contextualizado). Imediatamente apos a queda foi apresentada a esperança da yeshua’a/salvação.

serpente pisada

Leia B’reshit [Gn] 3:15. Como você pode tornar sua essa esperança e se alegrar nela, sabendo que ela se aplica a você, apesar de suas escolhas passadas?

Estudo Diário
Leitura Chumash parashat Vaerá, 5ª Alyá (Shemot [Êx] 8:7-8:18) Tehilim 119, Versículos 97-176; Leitura reavivados por Sua palavra: D’varim [dt] 27 Leitura Anual: B’reshit [Gn] 23-25

Anúncios