Crise no ‘Eden


“Porei animosidade entre você e a mulher, e entre seu descendente e o descendente dela; ele ferirá sua cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar” (B’reshit [Gn] 3:15)
LEITURAS DA SEMANA: B’reshit [Gn] 1:28; Romanos 8:17; Mattityahu 6:26; B’reshit [Gn] 2:15-17; 3:1-7, 10-19.

Após a criação do mundo, D’us declarou que tudo era “muito bom” (B’reshit [Gn] 1:31). No entanto, hoje é óbvio que tudo deixou de ser Tov meod “ ְמ ֹאד טוֹב muito bom”. Apesar de vários “ismos” e ideologias que, ao longo dos séculos, têm tentado endireitar as coisas, nosso mundo continua marchando rumo ao caos, à insegurança, violência, guerra, poluição, opressão e exploração.

Adão e Eva expulsos

Se o século 20 começou com muito otimismo sobre o futuro e sobre o que os seres humanos poderiam fazer para melhorá-lo, certamente o século 21 perdeu esse otimismo, e com boa razão. Como chegamos a essa situação? A resposta se encontra no grande conflito que, embora tenha começado no Céu dos céus, infelizmente chegou à Terra, bem no início da história do planeta. Nesta semana examinaremos como hasatan conseguiu tirar vantagem da liberdade humana e, assim, dar início à devastação que todos nós experimentamos até hoje. A história da queda do querubim (keruv) do céu continua sendo um forte lembrete de que nossa única segurança, como seres humanos, está não apenas em crer no que D’us diz, mas também em obedecer ao que Ele diz, o que é ainda mais importante.

Anúncios